Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como agendar seguro-desemprego e garanta seu benefício

A- A+

O seguro-desemprego é um benefício de alívio financeiro para o trabalhador demitido sem justa causa. Ele é um direito do brasileiro contratado em regime CLT, que prevê auxílio em dinheiro por um período determinado, de três a cinco parcelas, e com um valor variável de acordo com os salários recebidos antes de demissão. Mas você sabe como agendar seguro-desemprego?

Os prazos para a solicitação do seguro-desemprego variam entre sete e 120 dias, contando da data da demissão. Após esse período, o trabalhador perde o direito de solicitá-lo. Para não deixar isso acontecer, confira a seguir o passo a passo da sua solicitação e saiba como agendar seguro-desemprego.

Como agendar seguro-desemprego pela internet

É possível fazer o agendamento da solicitação do seguro-desemprego pela internet. Foto: iStock, Getty Images

Como agendar seguro-desemprego

O trabalhador que tem direito ao seguro-desemprego pode solicitar o benefício nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), no Sistema Nacional de Emprego (SINE), nas agências credenciadas da Caixa, no caso do trabalhador rural e em outros postos credenciados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Para receber o benefício, é preciso deve comparecer em um dos locais de sua preferência, com os seguintes documentos em mãos:

– Comunicação de Dispensa (CD)

– Requerimento do Seguro-Desemprego (SD)

– Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), acompanhado do Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço) ou do Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com mais de 1 ano de serviço)

– Carteira de Trabalho, documento de identidade e CPF

– Comprovante de inscrição no PIS/PASEP (Cartão do Cidadão, por exemplo)

– Documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos

– Comprovante dos dois últimos contracheques ou recibos de pagamento para o trabalhador formal.

Você vai se interessar por:

Saiba o que fazer quando o seguro desemprego cai no sábado

Suspensão, cancelamento e retomada do seguro-desemprego: entenda

Saiba quem tem direito ao seguro desemprego

Como fazer a solicitação via internet

Para agilizar o processo de encaminhamento do benefício e diminuir o tempo de permanência em filas, é possível fazer o agendamento da solicitação do seguro-desemprego diretamente na internet, por meio do Sistema de Atendimento Agendado.

Através dele, o trabalhador seleciona o estado e o município onde deseja fazer o agendamento do seguro-desemprego. Ele escolhe ainda a unidade e o tipo de atendimento, no caso “Recurso de Seguro-Desemprego”. Em seguida, seleciona uma data e horário entre os disponíveis. O sistema ainda permite que o trabalhador consulte ou cancele o seu agendamento.

Em alguns estados, como São Paulo, a solicitação do benefício pode ser realizada em uma das unidades do Poupatempo, sem necessidade de agendamento. O atendimento é organizado por ordem de chegada, com o auxílio de senhas. O serviço recomenda que o trabalhador ligue para Disque Poupatempo (0800 772 3633) para verificar a disponibilidade de senhas.

Depois de encaminhar o requerimento, o beneficiário deverá aguardar aproximadamente 30 dias para receber a primeira parcela do seguro-desemprego.

O trabalhador que possuir o Cartão do Cidadão pode sacar o valor em qualquer caixa eletrônico da Caixa ou nas lotéricas. Quem não tiver, deverá se dirigir a uma agência da Caixa munido de documento de identificação para receber o benefício.

Benefício ao desempregado

Você não precisa ver as dívidas se acumulando ao perder o emprego. Já existe um serviço que oferece o pagamento total ou parcial de sua conta de celular em caso de perda de renda mensal. O Vivo Conta Garantida pode ser contratado por trabalhadores com vínculo empregatício e autônomos que, além de garantir seus pagamentos, ainda concorrem a prêmios em dinheiro.

> Vivo Conta Garantida: Assegure 3 meses de conta paga de celular em caso de desemprego

Aprendeu como agendar seguro-desemprego? Deixe seu comentário.

Nome sujo impede contratação
Recolocação no mercado com o LinkedIn
Homem desempregado e com dívidas
Novo celular chinês
Reflexão no Dia Mundial do Trabalho
Conversando sobre pretensão salarial