Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba o horário de funcionamento dos cartórios em 10 estados

A- A+

Diariamente, muitas pessoas procuram cartórios e tabelionatos em todo o Brasil para os mais diversos fins. Mas você sabe qual é o horário de funcionamento dos cartórios no seu estado? E você sabia que existe mais de um tipo desse estabelecimento, cada um voltado para determinados fins? Saiba mais e tire suas dúvidas.

Horário de funcionamento dos cartórios

Cartórios são utilizados para registros diversos em todo o Brasil. Foto: Pedro França, Agência Senado

Horário de funcionamento dos cartórios

Não é possível determinar o horário de funcionamento de cada cartório do estado, nem existe uma obrigação legal que regulamente isso nos estados. Mas, através de um levantamento, é possível atribuir uma média dos horários praticados. Confira abaixo o horário de funcionamento dos cartórios em dez estados.

  • Rio Grande do Sul: cartórios costumam funcionar das 9h às 17h
  • Santa Catarina: cartórios costumam funcionar das 9h às 18h
  • São Paulo: cartórios costumam funcionar das 9h às 17h
  • Rio de Janeiro: cartórios costumam funcionar das 9h às 18h
  • Distrito Federal: cartórios costumam funcionar das 9h às 17h
  • Minas Gerais: cartórios costumam funcionar das 9h às 18h
  • Bahia: cartórios costumam funcionar das 8h às 18h
  • Pernambuco: cartórios costumam funcionar das 9h às 18h
  • Amazonas: cartórios costumam funcionar das 8h às 17h
  • Pará: cartórios costumam funcionar das 8h às 18h.

Diferentes tipos de cartórios existentes

Existem vários tipos de cartório no Brasil. Cada um deles é voltado para determinados fins. Veja abaixo os principais e saiba qual procurar em cada situação. As informações são do portal Guia de Direitos.

Oficiais de registro civil de pessoas naturais

Esses cartórios são responsáveis pelo registro e certidões de nascimentos, casamentos, óbitos, emancipação, interdição por incapacidade, declaração de ausência ou morte presumida. Também trabalham com questões envolvendo opção de nacionalidade e sentenças de adoção.

Oficiais de registro civil de pessoas jurídicas

Esses cartórios registram fundação, estatuto, atas e dissolução de sociedades civis, religiosas, científicas, políticas, de notícias, entre outras. Não é responsável pelo registro de empresas mercantis, que são feitos nas juntas comerciais.

Oficial de Registro de Imóveis

Esse tipo de cartório realiza a matrícula (cadastro) de um imóvel novo (com informações sobre ele e sobre seu proprietário), elabora sua escritura e, a partir de então, acompanha eventuais alterações, como compra e venda.

Você vai se interessar por:

Tabelionato de Notas

É responsável por redigir escrituras, procurações, testamentos, atas, reconhecimento de firmas e autenticação de cópias.

Tabelião de protesto de títulos

É responsável pela mediação de relações que envolvam débito e crédito, atuando em situações em que a relação entre credores e devedores não é honrada, ou seja, quando uma dívida não é quitada como deveria ser.

Oficiais de registro de títulos e documentos

Esse tipo de cartório arquiva, torna público e valida uma série de documentos que não são responsabilidade de outros cartórios. Entre eles, estão abaixo-assinados, contratos, declarações de vontade, editais, contratos de locação de objetos e carros, laudos, pactos, permissões de uso, procurações, programas de campanha política, projetos, recibos, regulamentos, termos de responsabilidade, entre outros.

 

O que acha do horário de funcionamento dos cartórios em seu estado? Comente!

melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática
Verificando se cópia autenticada substitui original
Vai devolver bem financiado