Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba mais sobre a profissão de cuidador de idosos

A- A+

O crescimento da população idosa é uma tendência para os próximos anos. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050 o número de pessoas com mais de 60 anos de idade será aproximadamente três vezes maior do que o atual. Esse dado só reforça a necessidade de se ter profissionais capacitados para exercer trabalhar com essas pessoas, caso do cuidador de idosos.

“Conforme novas demandas vão se apresentando na sociedade, vão se criando instituições para tentar dar conta das questões que vão surgindo. No passado, foram as creches, as babás que surgiram para atender as crianças que precisavam ser assistidas enquanto as mães trabalhavam. Agora estamos no outro pólo”, explica a psicóloga Verônica Bohm, que trabalhou com o tema História de Vida de Cuidadores de Idosos, na sua dissertação.

Para ela, além das mulheres estarem trabalhando, os idosos que moram sozinhos (ou por não terem constituído família, viuvez, ou outros motivos que estão sós) e que precisam de cuidado, são as principais razões para essa demanda.

cuidador

Nos Estados Unidos, a profissão  éregulamentada e organizada, com currículo definido por lei. Foto: iStock, by Getty Images

“Entretanto, não é fácil contratar cuidadores, pois nem sempre as famílias estão preparadas financeiramente para tal. Do mesmo modo, há pessoas com boa vontade,  mas que não tem o domínio de técnicas para realizar o trabalho adequadamente, o que acaba sendo um risco para o agravamento dos problemas de saúde, analisa Verônica.

A profissão

Ao contrário de países como os Estados Unidos, por exemplo, em que a profissão de cuidador é regulamentada e organizada, com currículo definido por lei, no Brasil ainda não há nenhum tipo de organização a respeito da função. Esse fato dificulta a qualificação dos profissionais, que geralmente fazem apenas cursos de aperfeiçoamento.

Devido à falta de legislação específica no país, a função é regulamentada de acordo com a PEC das Domésticas, porque é exercida dentro das casas dos clientes.

No mercado, existem empresas que oferecem profissionais e serviços. Algumas, realizam os cuidados nas clínicas e encaminham os cuidadores às casas, depois disso a responsabilidade é inteira da família. Nestes casos, o salário fica entre R$ 1,8 mil e R$ 2,4 mil. Outras oferecem o pacote completo de cuidados e se responsabilizam por todo o serviço.

Qualidades de um cuidador de idosos

O site Cuidar de Idosos enumerou seis qualidades necessárias para se prestar atenção na hora de contratar o cuidador de idoso  mais adequado.

Paciência: os idosos, normalmente, recebem cuidados por não terem capacidade de ser independentes e autossuficientes, o que pode levar à frustação ou a raiva.

Serenidade: aliada com à calma é uma qualidade primordial. Muitas vezes, os idosos em situações de dependência têm que ser solicitados a comer, beber e cooperar em algum outro cuidado. Um voz de encorajamento e que transmita tranquilidade, ajuda a acomodar os ânimos.

Força física e mental: ao ajudar os idosos com higiene pessoal, troca de fraldas, tratamento de feridas e outras rotinas, um cuidador experiente tem de possuir capacidade física e psicológica, para lidar quando o idoso passar mal

Expectativa realista: pessoas idosas dependentes muitas vezes demoram mais tempo do que o normal para completar tarefas ou rotinas simples. Compreender essas limitações, pode ajudar a reduzir a tensão no ambiente. Ter expectativas realistas sobre o que um idoso sob seus cuidados é capaz de fazer, pode ajudar a fornecer um atendimento individualizado e adequado.

Simpatia: o idoso pode se sentir vulnerável, assustado, confuso e desconfortável. Responder a esses sentimentos com um sorriso acalentador, é uma ótima forma de demonstrar que pode acabar com estes medos.

Confiança: as pessoas idosas que recebem tratamento especial aprendem, com o tempo, a confiar e a depender de seus cuidadores. Uma maneira de adquirir essa confiança é tendo as outras cinco qualidades.

Conta corrente pré paga

Uma conta corrente pré-paga pode ser útil para manter recursos para emergência ao alcance do idoso ou do cuidador. O Vivo Zuum funciona como uma conta corrente com a qual o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos e é isento de anuidade.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para cuidador? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria