Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba identificar a melhor época para comprar com descontos

A- A+

Comprar um item que você queria há muito tempo, por um valor mais baixo do que aquele que estava sendo anunciado, representa uma economia válida no orçamento do consumidor. O período em que a loja entra em promoção, por exemplo, pode ser a melhor época para garantir essa vantagem. Mas essa não é a única opção com a qual você pode contar.

Preço baixo é que define a melhor época

O preço do produto é um dos principais argumentos utilizados pelos brasileiros para justificarem suas compras.

Uma pesquisa do SPC Brasil mostra que 88% dos consumidores levam em conta o valor do item antes de realizar a compra. Outros 78% consideram as liquidações e promoções, momentos em que os custos diminuem ou as vantagens aumentam como motivação ao consumo.

Mulher aproveita melhor época para comprar biquínis

Para comprar artigos de praia, melhores preços são encontrados na baixa temporada. Foto: Shutterstock

Mas não é qualquer tipo de promoção que atrai a atenção da população brasileira. A Mintel, empresa de inteligência de mídia, identificou que 58% das pessoas prefere as opções em que podem pagar por dois produtos e levar um terceiro sem custos. Porém, esse tipo de vantagem não se aplica a todos os perfis financeiros, segundo a própria empresa.

A liquidação, período em que ocorre a baixa dos preços dos produtos de uma coleção ou linha, é a melhor época para compras por parte dos consumidores que estão com o orçamento apertado.

O estudo mostra ainda que essas opções de desconto são mais vantajosas também para quem não tem espaço sobrando para armazenar produtos extras em casa.

A melhor época para comprar

Geralmente, as liquidações acontecem de maneira sazonal e é importante prestar atenção nesses detalhes.

A melhor época para comprar um produto é, na maioria das vezes, antes do início e após o fim de sua alta temporada de uso. Biquínis, por exemplo, podem ser encontrados por preços mais baixos após o mês de fevereiro, quando o calor já não é mais tão intenso.

O mesmo para roupas de frio. É comum que as lojas recebam as peças mais quentes no mês de maio e encerrem suas vendas logo no mês de agosto. A dica é buscar os estabelecimentos quando a procura ainda não é tão elevada, como acontece em junho e julho, época tradicional de baixas temperaturas.

Já no mercado de automóveis, a opção pode ser deixar a compra para os meses de julho e agosto. O período de final e início de ano costuma ser a época em que as montadoras lançam seus modelos mais recentes e divulgam no mercado.

A baixa da euforia de lançamento pode ser a melhor época para conseguir preços mais baixos e a conquista de algumas vantagens na aquisição.

Para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), não se trata de uma melhor época e sim da forma como você aborda a loja ou o vendedor. A pechincha é, segundo o instituto, a alma do bom negócio e uma prática fundamental para economizar.

A dica é aproveitar ofertas para estocar produtos de supermercado não perecíveis e tentar descontos sempre, para todos os tipos de produtos.

Cuidado com as promoções

O Idec também indica que o consumidor tome cuidado e não acredite completamente em tudo o que é anunciado nas promoções.

Verificar a que se referem os preços promocionais e ler atentamente o regulamento da oferta, que geralmente se encontra em um folheto ou site da empresa, são atitudes importantes para garantir economia sem dores de cabeça posteriores.

Você vai se interessar por:

Veja 5 sites com descontos que ajudam a economizar nas compras

Veja 9 dicas para economizar em compras no shopping

Compras na promoção podem esconder cilada. Saiba se proteger

Descontos em qualquer época

Quer fazer as suas compras pagando menos em qualquer época do ano? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não paga nada e, após o fim desse período, é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

E para você, qual a melhor época para comprar? Deixe seu comentário.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular