Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba fazer a declaração de IR de anos anteriores

A- A+

Se você não fez sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, o IR, em algum exercício em que estava obrigado, é necessário ajustar suas contas com o Fisco para evitar problemas com o seu CPF, como irregularidades ou até suspensão.

Como baixar o programa de IR de exercícios anteriores

No site da Receita Federal do Brasil, órgão que controla as informações fiscais dos contribuintes, é possível baixar o programa de declaração de IR de anos anteriores.

O passo a passo da declaração também está no próprio site, que vai passando as orientações conforme o avanço de cada etapa. As declarações atrasadas de IR podem ser apresentadas via internet ou pessoalmente, nas unidades de atendimento da Receita Federal. Nesse caso, os dados devem ser registrados em mídia removível (pendrive ou CD, por exemplo).

IR

Fazer a declaração IR pelo programa facilita o processo. Foto: iStock, by Getty Images

 

Confira suas pendências no IR

Se você tem algum problema com o Fisco e quer conferir o status de sua última declaração de IR, é possível fazer a verificação através do Centro de Atendimento Virtual, o e-CAC. Esse sistema fornece um documento, semelhante a um extrato, onde aparecem detalhadamente as pendências ou inconsistências encontradas pela Receita Federal.

O extrato só será acessado mediante o uso de um código de acesso, gerado na própria página da Receita Federal. O documento também permite checar se as quotas de IR estão sendo quitadas de forma correta, além de identificar e parcelar débitos em atraso (quando for o caso), entre outros serviços.

Contribuintes inscritos no e-CPF – um cadastro eletrônico feito exclusivamente para a comunicação com o Fisco – podem ter acesso a todos os dados das declarações anteriores de forma rápida. O e-CPF confere autenticidade em todas as transações com o Fisco, legitimadas por meio de uma assinatura digital.

Surgiu um problema: o que fazer?

Se você tiver qualquer problema com sua declaração de IR, ou seja, se cair na chamada malha fina, a Receita Federal entrará em contato com você e solicitará os documentos necessários para deixar sua declaração em dia.

O primeiro passo é checar as pendências no e-CAC, depois pode enviar uma declaração retificadora ao Fisco, corrigindo os erros da declaração anterior. Depois de resolvida a situação, a restituição será liberada nos lotes residuais do IR, quando há valores a receber.

Caso o contribuinte não concorde com a Receita Federal no que se refere às pendências, por não achar erro nos dados apresentados, não é necessário mandar declaração retificadora. No entanto, se o Fisco entender que você não tem razão, será cobrada multa correspondente a 75% do valor do imposto devido, mais os juros embasados pela taxa Selic.

Caso não queria esperar ser chamado pelo Fisco, é possível solicitar um agendamento. Se você tem documentos importantes no seu computador e não pode correr o risco de perdê-los, há serviços que podem ajudar.

Suporte 24 horas

Usuários que possuem pouca intimidade com a tecnologia ou gostam da segurança de um suporte técnico sempre disponível podem contratar serviços que contam com especialistas para tirar dúvidas sobre computador e ajudar com instalações, configurações e o que mais precisar, 24 horas por dia.

A Vivo oferece serviço de Suporte à Informática que, além do técnico, garante a segurança do computador com o programa completo de proteção McAfee

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

Gostou das dicas sobre a declaração de IR? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças