Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba estimar quanto custa abrir uma empresa no Brasil

A- A+

Você sabe quanto custa abrir uma empresa? Essa é uma pergunta primordial para se responder se você está pensando em se aventurar no mundo dos negócios.

É preciso saber, antes de mais nada, que não há uma resposta certa, já que é preciso levar em conta muitas variáveis, como o tipo de negócio e o tamanho da empresa que você pretende abrir. No entanto, alguns custos são comuns para todos, e através deles é possível estimar quanto você irá gastar na fase inicial.

Pessoa calculando quanto custa abrir uma empresa.

Ao começar um negócio, valores variam conforme o tipo de empreendimento. Foto: iStock, Getty Images

Quanto custa abrir uma empresa?

Quer saber quanto custa abrir uma empresa? Comece estimando os principais gastos e entenda a importância de cada um para o seu negócio.

Gastos fiscais

Toda abertura de empresa no Brasil demanda em gastos com alvarás, licenças e outras taxas. É importante salientar que determinados custos variam conforme a cidade, tanto para taxas quanto para incentivos fiscais.

Nesses casos, a burocracia pode ser um entrave, atrasando determinados processos. Por isso, é preciso se planejar com antecedência, antevendo esses gastos e se programando para eventuais atrasos.

Equipamentos

Os gastos com equipamentos variam muito conforme o tipo de negócio. Existem empreendimentos que demandam muito mais gastos, como clínicas odontológicas e veterinárias, por exemplo, se comparado a escritórios, onde os gastos são apenas com computadores e mobília.

Em determinados casos, especialmente quando está começando, vale a pena investir em móveis usados e equipamentos alugados, com o objetivo de economizar as receitas.

Infraestrutura

Você deve levar em conta o local de instalação do seu negócio. Precisa de um ambiente amplo, ou uma sala menor pode dar conta da demanda no início?

Também é preciso se organizar para despesas de energia elétrica, água, aluguel e IPTU, por exemplo. Nesses casos, você pode cogitar que seus funcionários façam trabalho remoto, o que ajuda a reduzir esses custos.

Pesquisa de viabilidade

A instalação de um novo negócio demanda estudos. Além do plano de negócios, é fundamental que você elabore uma pesquisa de viabilidade. Ela costuma ser realizada junto à prefeitura e tem como objetivo verificar se o imóvel escolhido está apto para receber as atividades que você pretende realizar.

Gastos com pessoal

A área de recursos humanos é um dos pontos fundamentais para qualquer empresa. No início, pode ser complicado montar a equipe ideal, especialmente pelo baixo capital de giro.

Mas lembre-se de que trata-se de um investimento, e não de um gasto, já que cercar-se de pessoas qualificadas é fundamental para o sucesso de um empreendimento.

Você vai se interessar por:

Gostou de saber um pouco mais sobre quanto custa abrir uma empresa no Brasil? Então aproveite para compartilhar esse conteúdo!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria