Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba escolher o melhor ventilador para cada ambiente

A- A+

Para quem quer refrescar e arejar o ambiente, o ventilador é um aliado e tanto. Mais barato e também mais econômico que o ar-condicionado, ele não tem a função de resfriar e diminuir a temperatura, mas sim de circular o ar e deixar o clima mais agradável. Você sabe como escolher o melhor ventilador?

Com várias opções disponíveis, além do modelo, preço e potência, outros fatores devem ser levados em consideração na hora da escolha, como o local em que o aparelho será colocado.

Melhor ventilador para refrescar

Cada ambiente se favorece com um um tipo de ventilador diferente. Foto: iStock, Getty Images

Principais tipos de ventilador

Apesar de não resfriar o ambiente como o ar-condicionado, o ventilador é capaz de refrescar e diminuir até 3 graus de temperatura. Os principais modelos são o portátil, de teto e de parede, com desempenhos diferentes. Antes de definir qual o melhor ventilador, é preciso conhecer as características de cada um.

Ventilador de teto

O ventilador de teto tem bastante potência e espalha um fluxo de vento mais intenso e melhor distribuído por todo o ambiente, gerando climatização. Logo abaixo do aparelho, o vento é mais forte, mas ele tem alcance médio entre 15 e 25 metros quadrados.

Ventilador de parede

Já os modelos de parede produzem ventilação para longas distâncias, chegando até 50 metros quadrados. Porém, nesse caso, o vento não é uniforme, e sim concentrado em um ângulo de 90 graus de rotação do aparelho.

Ventilador portátil

O ventilador portátil tem como vantagem poder ser levado para diferentes ambientes, e direciona o vento para um local específico, assim como o modelo de parede, mas com um alcance bem menor. Ele pode ser mais baixo, chamado de ventilador de mesa, ou mais alto, que se adapta melhor ao chão.

Os modelos portáteis, tanto os de mesa como os de pé, refrescam uma área de até 12 metros quadrados, e são indicados para uso individual.

O melhor ventilador para cada ambiente

Além de conhecer os diferenciais de cada modelo, é importante saber qual é o melhor ventilador para cada ambiente da casa, ou seja, o que atende de forma mais adequada às características e necessidades do cômodo.

O modelo de teto não ocupa espaço e ventila o ambiente como um todo, se tornando o melhor ventilador para quartos e salas. Além disso, costuma ter a luminária já acoplada.

Já os ventiladores de mesa, pequenos, portáteis e de baixa potência, não são indicados para ventilar ambientes grandes, mas sim para refrescar uma área que não exige muita ventilação, como escritórios ou salas de estudos.

Outra opção portátil, os ventiladores de pé ou de piso podem ser colocados no chão em qualquer ambiente da casa. Os modelos e formas variam, como torre, circulares e quadrados, também indicados para refrescar locais menores.

Já o modelo que é instalado fixo na parede é o melhor ventilador para ambientes grandes, como salas de aula, por exemplo, pois não atrapalham a circulação das pessoas e tem um longo alcance.

Você vai se interessar por:

Seu ventilador está no Vivo Compras

Antes de comprar ventilador, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para ventiladores e circuladores

Gostou das dicas para escolher o melhor ventilador? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple