Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba escolher o dicionário certo para ter em casa

A- A+

O período de transição para as novas regras ortográficas da língua potuguesa, que começaram a ser implantadas em 2009, está quase acabando. Em 1º de janeiro de 2016, passam a valer oficialmente as mudanças no Brasil. Em Portugal, o prazo acabou em 13 de maio deste ano. Com tantas modificações, você sabe escolher um dicionário para comprar?

Parâmetros do dicionário

Antes de escolher um dicionário, é importante observar se ele está de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), elaborado pela Academia Brasileiras de Letras. O Volp conta com mais de 350 mil verbetes e contém a ortografia oficial do Português.

A quantidade de verbetes de um dicionário também é importante. Para os minidicionários, daqueles que os estudantes costumam levar para a escola, a quantidade pode ser reduzida. Entretanto, para ter em casa, é melhor contar com um dicionário mais completo possível, para ampliar a fonte de consultas.

Ter um dicionário para consulta é a forma tradicional de tirar dúvidas. Foto: iStock, by Getty Images

Ter um dicionário para consulta é a forma tradicional de tirar dúvidas. Foto: iStock, by Getty Images

É importante observar também se as novas regras ortográficas estão presentes. Entre elas, a inclusão das letras K, W e Y no alfabeto, a eliminação de acentos diferenciais e alteração do emprego do hífen. Algumas marcas trazem, inclusive, esclarecimentos sobre o assunto.

Marcas de dicionário

Se você quer maximizar a margem de acerto, talvez seja melhor optar pelas marcas tradicionais de dicionário. Um dos mais conhecidos é o Aurélio que já foi apontado pela Academia de Ciências de Lisboa como o melhor da língua portuguesa. Ele traz mais de 30 mil verbetes, incluindo a etimologia das palavras e informações gramaticais.

Com tradição de longa data, o Michaelis conta com 32 mil verbetes atualizados pela nova ortografia, incluindo neologismos e novos termos técnicos das áreas de informática, economia, marketing, artes, ciências e tecnologia, entre outras.

O dicionário da Academia Brasileira de Letras, por sua vez, além dos mais de 33 mil verbetes, traz ainda dois suplementos. Um deles é sobre o novo Acordo Ortográfico e o outro é um estudo sobre o verbo em português.

Dia da Língua Portuguesa

Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Português é o quinto idioma mais falado do mundo, alcançando 200 milhões de pessoas, sendo que aproximadamente 80% delas estão no Brasil. Em âmbito mundial, a data é comemorada em 10 de junho, quando a morte do poeta lusitano Luís Vaz de Camões é lembrada.

Para comprar dicionários e até outros produtos, é importante comparar preços. O Vivo Compras, uma parceria entre a Vivo e a Opte+, é uma ótima ferramenta  para você comparar e comprar, com os melhores preços oferecidos no e-commerce nacional.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para dicionário

Gostou das dicas de dicionário? Deixe seu comentário.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico