Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba escolher entre freezer vertical e horizontal

A- A+

Ideal para quem guarda um grande volume de alimentos em casa, o freezer é um dos eletrodomésticos que mais causam dúvidas na hora de comprar. O consumo extra de energia e a falta de espaço livre onde posicionar o aparelho são os itens que mais costumam deixar a decisão do consumidor sob questionamento. Mas essas dúvidas são fundamentais para não errar na escolha.

Quando o freezer vale a pena

Diferentemente dos congeladores embutidos nas geladeiras, o freezer é um equipamento que atinge temperaturas mais baixas e, por isso, consegue manter os produtos armazenados por mais tempo, sem que suas características sejam alteradas. Mas para que esse congelamento aconteça de maneira correta, a estrutura do aparelho precisa ser reforçada, o que faz com que ele ocupe muito espaço.

Além disso, mesmo que boa parte dos freezers tenha sistemas de economia de energia e não cause uma aumento tão grande assim na conta de energia elétrica, um eletrodoméstico a mais é sempre sinônimo de um gasto extra. É como se, ao invés de uma, você tivesse duas geladeiras ligadas o dia inteiro na sua casa.

freezer

Cuide do consumo de energia do freezer e não tenha problemas na conta de luz. Foto: iStock, Getty Images

A estocagem de alimentos é algo que justifica a compra do eletrodoméstico. Não há espaço para guardar muita comida em congeladores e a durabilidade dos alimentos também é menor. Para quem tem filhos, o freezer é sempre uma boa opção para manter uma dieta saudável.

Você consegue armazenar legumes picados para sopas e saladas, frutas para sucos, além de itens básicos para as refeições, como massas, feijão cozido, carnes e molhos. Essa praticidade é importante para quem tem uma rotina agitada e ainda precisa cuidar da casa. Apenas tome cuidado com os prazos de validade. Mesmo que os produtos durem por mais tempo, eles não são eternos.

Carnes têm validade de um ano, legumes, cerca de oito meses e massas, uma média de três meses. Os molhos não podem ficar mais do que quatro meses congelados. Escreva as datas de congelamento nos potes e fixe uma tabela com produtos e datas na porta do freezer.

Horizontal e vertical: a melhor opção de freezer

freezer horizontal

Freezer horizontal é indicado para grandes quantidades de alimento. Foto: Divulgação

Os freezers que existem no mercado são fabricados em dois formatos: horizontal e vertical. Essa definição é relativa a distribuição de espaço e ao modo de abertura do eletrodoméstico. Mas cada um deles possui características específicas que podem alterar a sua decisão na hora da compra. Os horizontais ocupam mais espaço, mas os verticais possuem uma capacidade menor.

O freezer horizontal é indicado para quem deseja armazenar grandes quantidades de alimentos, por um longo tempo. É ideal para quem utiliza o equipamento com pouca frequência, já que não possui muitas divisórias e, assim, não é tão prático para encontrar os alimentos desejados. Se os cortes de carne e os legumes são os alimentos que você mais armazena, escolha o horizontal.

Já o freezer vertical possui diversas gavetas e divisórias, por isso é indicado para quem usa o freezer no dia a dia. Essa organização facilita a visualização dos alimentos que estão congelados e permite que você tenha acesso a eles mais facilmente. Para as necessidades diárias de uma família, ele é o mais indicado, pois comporta uma quantidade de alimentos suficiente para a rotina.

Compre com facilidade e segurança

Se você quer encontrar os melhores preços de freezer, é bom conhecer o Vivo Compras. Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para freezer

Tem mais dicas sobre a escolha de freezer? Diga nos comentários!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple