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por Vivo Seu Dinheiro

Saiba a diferença entre produto e serviço para abrir empresa

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Entender a diferença entre produto e serviço é essencial para quem deseja ter sucesso no empreendedorismo. Quando os conceitos não são claros, o empresário pode se confundir ao precificar e mensurar a qualidade, por exemplo. Embora a explicação pareça simples, essa definição pode ter mais implicações do que você imagina.

Encontrando a diferença entre produto e serviço

Ao vender produto, você transfere a posse ao cliente, o que não ocorre com serviços. Foto: iStock, Getty Images

Entendendo a diferença entre produto e serviço

A melhor forma de explicar a diferença entre produto e serviço é ir direto ao ponto e analisar cada conceito separadamente. Confira:

Produto

O produto é um bem tangível, que pode ser quantificado. Ao vender um produto, você transfere a posse para o comprador, que passa a ter o direito de utilizá-lo como bem entender. Exatamente por isso, o produto pode ser emprestado ou alugado, por exemplo. São exemplos de produtos: carro, notebook, livro, tênis, software de edição de imagens, etc.

Serviço

O serviço é uma ação e sua venda geralmente se concretiza por meio de um contrato. Ele dura apenas enquanto o prestador está executando o que foi acordado entre as partes.

Geralmente, serviços estão associados a competências específicas ou à transferência de mão de obra. São ações que atendem a determinadas demandas sem envolver mercadorias. Entre os exemplos, é possível citar serviços de transporte, educação, refeições, limpeza, telefonia, manutenção, etc.

Como identificar produtos e serviços

Quando você estiver com dúvidas para distinguir produtos e serviços, há algumas perguntas simples que podem ajudar a solucionar o dilema. Vamos a elas:

Posso armazenar?

Se for possível estocar e armazenar determinado material, estamos falando de produtos, e não de serviços.

Há prazo de validade?

Apenas produtos têm prazo de validade. A duração dos serviços se dá na execução. Mas fique atento: uma oficina de carros fornece o serviço de manutenção, que geralmente envolve troca ou reparo de peças (produtos). O prazo de validade, nesse caso, é a garantia de que o serviço prestado irá funcionar por um tempo mínimo determinado.

Como o preço é medido?

Os produtos podem ser mensurados com métricas como tamanho, volume ou quantidade, enquanto os serviços costumam ser precificados de acordo com unidades de tempo, como diária, hora de trabalho, etc.

Quando produtos e serviços se misturam

É preciso lembrar que, em alguns casos, as ofertas de serviço e de produtos realmente se confundem, pois há uma mescla entre as opções.

Quando você compra uma passagem para um cruzeiro, por exemplo, ganha acesso a acomodações e aos quartos, que funcionam como produtos, pois estão à sua disposição por um tempo determinado. Mas, ao mesmo tempo, há oferta de serviços, como camareira, limpeza, alimentação e entretenimento, além do transporte em si.

Por tudo isso, é preciso ter clareza no momento de criar a sua empresa, definindo com precisão em qual área você irá atuar. Como você percebeu, essa decisão interfere em diversos aspectos do negócio: do sistema de precificação ao controle de qualidade.

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