Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba comprar celular de acordo com seu perfil de uso

A- A+

Apesar de toda a tecnologia disponível hoje em dia, comprar celular e acertar no aparelho que atenda às suas necessidades e exigências não é tarefa simples. São muitos modelos e funções diferentes – para quem não é especialista, fica complicado entender a diferença.

Você quer um smartphone para caprichar na selfie? Procura um aparelho de melhor desempenho e velocidade? Ou só quer um telefone bonito e com design moderno? Confira a seguir dicas e saiba o que analisar antes de escolher o seu celular.

Comprar celular e acertar no aparelho que atenda às suas necessidades é difícil.

Sua necessidade e perfil de uso do aparelho é que regulam a escolha do celular. Foto: Shutterstock

O que avaliar ao comprar celular

1. Sistema operacional

O mundo dos sistemas operacionais se divide em três principais: iOS (da Apple), Windows (pouco utilizado) e Android (escolhido pela maioria dos fabricantes). O modo de utilização deles é diferente, e é interessante testar para ver a qual se adapta melhor. Ambos são bons, com a vantagem que o Android possui um número maior de aplicativos grátis.

2. Fotos

Se você faz questão de uma boa câmera, há celulares reconhecidos por essa função. Em contrapartida, alguns modelos são famosos pela má qualidade da imagem da câmera frontal.

Para não dar adeus à selfie, pesquise antes de comprar celular. Vale falar com conhecidos e testar seus aparelhos. E lembre-se: não é só a quantidade de pixels que define a qualidade da câmera. É preciso ter nitidez.

3. Memória

Ninguém em sã consciência quer comprar celular que fique “travando”. Por isso, confira o tamanho da memória RAM e a capacidade da memória interna (quanto maior, melhor). Se houver possibilidade de expandir, melhor ainda.

4. Processador

Outro elemento importante para que seu celular funcione de forma rápida é o processador. Um ótimo sistema – e um dos mais vendidos atualmente – é o quad core. Trata-se de um processador que comporta quatro núcleos. Assim, um processo demorado (como um download) pode ser dividido em quatro para ser executado mais rápido.

Você vai se interessar por:

Comprar celular usado pode ser opção econômica

Veja dicas para comprar celular mais barato sem erro

Veja dicas para comprar smartphone barato

Ainda em dúvida? Pergunte ao Google

Como praticamente todas as dúvidas são solucionadas pelo Google atualmente, o oráculo digital já lançou uma ferramenta que indica o melhor Android para você. Por enquanto, funciona somente em inglês, mas você pode usar e comprar os aparelhos similares no Brasil.

Batizado como Which Phone (Qual Telefone, em português), faz uma série de perguntas para descobrir o perfil do usuário. Questiona se você precisa de boas fotos, música (quantas horas por dia deseja ouvir), jogos, expressar seu estilo ou conversar.

Depois de responder ao questionário, ele pergunta qual operadora você prefere. Como as empresas em questão são americanas, clique em Choose Later (Escolher depois) se estiver fora dos Estados Unidos. No final, ele mostra uma lista com todos os aparelhos que combinam com você. Os modelos já vêm com o link do fabricante para a compra.

 

Gostou das dicas para comprar celular? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
vale a pena comprar celular muito barato
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez