Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como vender um carro financiado e se livrar da dívida

A- A+

Comprar um carro em prestações significa que você tem o compromisso de pagá-las durante um período de tempo determinado. Entretanto, pode surgir um imprevisto financeiro ou mesmo a necessidade de trocar de veículo. Mas você sabe como vender um carro financiado?

A alternativa existe, embora tenha que ser muito bem planejada. Como recorrer a ela implica em perdas, é preciso estimar tudo na ponta do lápis para que o negócio seja o mais indicado para o seu bolso.

Como vender um carro financiado.

Vender carro financiado livra você da dívida, mas não de perdas financeiras. Foto: iStock, Getty Images

Como vender um carro financiado: 3 opções

Venda à vista

Encontrar alguém disposto a pagar à vista o valor que você está pedindo é a melhor solução, embora seja a mais difícil. Nesse caso, você quita o financiamento e transfere o veículo para o novo comprador. Além de prático, você pode ganhar um belo desconto pelo pagamento adiantado das parcelas.

Entretanto, antes de anunciar a venda, é importante verificar quantas prestações faltam e quais seriam os valores – à vista ou parcelado.

Não há como vender um carro financiado sem estar ciente de todos os valores envolvidos na operação, que inclui a papelada de cartório e eventuais impostos pendentes. Por isso, também é importante checar se o IPVA está regular e se há multas. Quite tudo antes.

Transferência de financiamento

Se você quer saber como vender um carro financiado, uma das opções mais comuns é a transferência do financiamento. Contudo, essa operação não é garantida.

O candidato à compra do veículo ficará sujeito à uma análise de crédito do banco, que pode autorizar ou não a operação. Além disso, mesmo se a resposta for negativa, a avaliação pode ser cobrada.

Venda para a concessionária

Revendas de seminovos e usados costumam aceitar veículos com financiamento. Nesse caso, o número de opções é maior.

Você pode dar o carro como entrada em um mais novo, trocar por outro mais acessível e ainda receber a diferença em dinheiro ou vender e pegar somente o valor, se for do seu interesse.

Você vai se interessar por:

Descubra até que ponto vale a pena investir em um carro financiado

Vender carro: pressa é inimiga do bom negócio

Vender carro com dívidas é saída para amenizar drama financeiro

Outras dicas para ter sucesso na venda

Divulgue

Se você tem urgência em vender o veículo, divulgue em todos os meios possíveis. Hoje em dia, além dos classificados de jornais, tem diversas opções de anúncios online. Não menospreze também a boa e velha propaganda “boca a boca”. Seus amigos podem conhecer alguém interessado.

Previna-se

Além de conferir toda a situação do carro antes da venda, é importante que o comprador lhe acompanhe em todas as operações – desde a assinatura da papelada em cartório até o depósito do dinheiro na sua conta. Só transfira a propriedade após constatar a entrada do valor.

 

Gostou das dicas sobre como vender um carro financiado? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria