Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como usar Waze e chegue mais rápido ao seu destino

A- A+

Hoje, só se perde no trânsito quem quer. Essa realidade seria impensável há alguns anos, antes da popularização dos smartphones e desenvolvimento de aplicativos inteligentes com GPS. Basta saber como usar Waze que chegar ao destino desejado fica incrivelmente mais fácil, seja quando você mesmo está dirigindo ou quando estiver de carona ou em um táxi.

Ao lado do Google Maps, o Waze é o mais usado aplicativo de localização via satélite, mas é muito mais que isso. A empresa, desenvolvida em 2008 por empreendedores israelenses e comprada em 2013 pela Google, mudou radicalmente a maneira como enxergamos a tecnologia do GPS.

Homem mostra como usar Waze

Aplicativo tem GPS colaborativo, com informações atualizadas em tempo real. Foto: iStock, Getty Images

Para que serve o Waze

Na geolocalização tradicional, você define um destino e o aparelho o guia até ele, indicando quais ruas pegar, às vezes de forma imprecisa e desatualizada.

Quem aprende como usar Waze vê logo de cara que o aplicativo surgiu para resolver justamente os pontos nos quais a frieza da máquina é insuficiente. Isso porque trata-se de um programa colaborativo, no qual cada usuário que utiliza contribui em tempo real para aprimorá-lo com informações diversas e úteis a todos os motoristas.

Usuários que estão em determinada via congestionada, por exemplo, atualizam o aplicativo com a informação. Assim, se outro motorista está pensando em passar por lá, consultará o app e verá que é uma boa escolher outro caminho. Também é possível avisar sobre acidentes, buracos na estrada ou mau tempo – o que pode aumentar o risco de derrapagens na estrada.

Há como usar Waze praticamente como uma rede social, inclusive abrindo chats com outros usuários, mas um dos aspectos mais legais do aplicativo é que, mesmo que o usuário tenha uma postura passiva, sem relatar as condições do trânsito no local onde trafega, ele estará contribuindo para melhorar o GPS.

Isso porque, mesmo com o modo navegação desligado, o programa colhe informações como velocidade média e atualizando sentidos de condução e opções de conversão.

Você vai se interessar por:

Como usar Waze em corridas de táxi

Outra função muito interessante do Waze, lançada recentemente, é o modo táxi, que pode ser usado tanto por taxistas quanto por passageiros que querem orientar o condutor. A ideia é muito simples: em cidades que contam com corredores exclusivos para táxis, esse modo de navegação via priorizar esse tipo de via na hora de recomendar o caminho a ser seguido.

Veja como usar Waze no modo táxi e tornar a corrida mais ágil:

Como usar wazePasso 1: abra o aplicativo no seu smartphone ou tablet e abra o menu, no botão localizado no canto inferior esquerdo.

Passo 2: abra o menu de configuração no ícone de engrenagem, localizado no canto superior esquerdo.

Passo 3: na tela Configurações, selecione o item Navegação.

Passo 4: toque na opção Tipo de veículo.

Passo 5: selecione a opção Táxi. Agora as rotas traçadas priorizarão corredores exclusivos a táxis.

 

Viu como o Waze facilita a sua vida e torna o trânsito menos estressante? Se você gostou das nossas dicas, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo.

Pokémon Go
como funciona o auxílio maternidade
como funciona o auxílio creche
como funciona o auxílio doença
descontro de empréstimo consignado
compra consciente