Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como usar impressora de forma mais econômica

A- A+

Apesar de a digitalização ter trazido facilidades para o envio e recebimento de documentos, a impressão ainda é muito popular em escritórios, escolas e mesmo em nossas casas. Além do desgaste ambiental com o consumo de papel, ainda há o gasto com tinta, que pode ser alto. Saber como usar impressora de forma econômica, então, torna-se fundamental.

O hábito da impressão

A cultura da impressão de documentos ainda é muito presente na sociedade. Foi o que identificou pesquisa do especialista em Gestão Financeira Amauri Reck, publicada em artigo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O estudo identificou que, sozinho, o Banco do Brasil gasta cerca de 100 milhões de folhas de papel A4 por mês. Na análise dessa conta, é interessante considerar que o próprio banco possui um sistema informatizado, o que, em teoria, elimina boa parte das demandas de impressões.

A fonte utilizada no arquivo influencia no gasto da impressora.

Quando possível, impressão deve ser substituída pela digitalização de arquivos. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, são mais de 6 mil cartuchos de toner e 550 cartuchos de tinta comprados por mês. Com esses números, é possível ter uma ideia de como a sociedade ainda é dependente da impressão para realizar suas tarefas mais básicas – e o quanto ela gasta por isso.

Para você e sua casa, é interessante tomar esses números como uma oportunidade. Afinal, é possível – e preciso – aprender como usar impressora de maneira mais econômica.

Como usar impressora de forma econômica

Um dos primeiros passos para aprender como usar impressora de maneira mais saudável ao bolso pode ser a consciência de que ela é fundamental para algumas atividades, mas que deve ser substituída em situações nas quais os arquivos digitais podem exercer a mesma função.

A escolha correta da fonte no texto que será utilizada no documento também pode ser caminho para descobrir como usar impressora sem gastar muito.

Um estudo feito pelo blog Printer, especialista no tema, mostra que há fontes que gastam menos. A pesquisa descobriu que a fonte Century Gothic consome 30% menos tinta do que a popular Arial, o que resultaria em uma economia de US$ 20 anuais para uso comum e US$ 80 para uso empresarial.

Em documentos que não exigem uma formatação específica ou fonte padrão, você também pode utilizar uma fonte elaborada especialmente para economizar.

O projeto Ecofont criou uma letra especial, que possui pontilhados quase imperceptíveis no papel, mas que não são impressos com tinta. Em seu site, o projeto afirma que é possível poupar 25% de tinta – e dinheiro – com o uso da letra.

Além disso, o papel sulfite – ou folha A4 – é um dos que mais demanda recursos naturais para produzir e tudo isso tem um preço financeiro.

Gastar papel somente quando for realmente necessário e entender o mecanismo de alimentação do aparelho pode ajudar você a não utilizar ou estragar folhas que poderiam ser aproveitadas em momentos mais importantes.

Você também pode usar as configurações do computador para encontrar maneiras de usar impressora gastando pouco.

Nas propriedades de impressão, selecionadas por você antes de enviar qualquer arquivo para o aparelho, é possível escolher opções como Rascunho ou Modo Econômico, que imprimem as letras ou imagens de modo legível, mas utilizando menos tinta.

Você vai se interessar por:

Impressora multifuncional: veja funcionalidades de 4 modelos

Compare 3 modelos de impressora de fotos

Compare 3 modelos de impressora a laser com conexão Wi-Fi

Suporte 24 horas

Usuários que possuem pouca intimidade com a tecnologia ou gostam da segurança de um suporte técnico sempre disponível podem contratar serviços que contam com especialistas para tirar dúvidas sobre computador e ajudar com instalações, configurações e o que mais precisar, 24 horas por dia.

A Vivo oferece serviço de Suporte à Informática que, além do técnico, garante a segurança do computador com o programa completo de proteção McAfee.

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

E você, sabe como usar impressora de forma econômica? Comente!

memória ou processador
segurança cibernética
comprar um notebook barato
antivírus pago
DDR3 ou DDR4
hd externo de 1, 2 ou 3 tb