Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como solicitar segunda via de conta de água em 15 Estados

A- A+

Seja por estar enrolado com as contas ou mesmo por esquecimento em meio a tantos compromissos, se você esqueceu de pagar a taxa de água você pode pedir uma segunda via de conta de água à concessionária por meio do próprio site da empresa em pelo menos 15 Estados brasileiros.

É importante destacar que, embora o plano de saneamento do governo federal tenha possibilitado a criação de empresas estaduais de saneamento que se tornaram concessionárias dos serviços de água e esgoto de grande parte dos municípios, algumas cidades contam com companhias municipais para a gestão desse serviço. Portanto, você deve ficar atento aos procedimentos da empresa que administra o serviço de água e esgoto na sua região.

Em geral, quando passa a data de vencimento da fatura, é possível solicitar a segunda via de conta de água por meio dos serviços de atendimento da empresa, seja pessoalmente, por telefone ou pela internet. Você precisa ter em mãos o seu código de cliente, normalmente um número expresso no topo da sua conta de água. Para atendimento via internet, é preciso cadastrar uma senha. Dados pessoais podem ser solicitados para confirmar que o próprio cliente está requisitando a segunda via.

segunda-via-de-conta-de-agua

Clientes que não pagam a conta correm o risco de ter o serviço de água cortado. Foto: iStock, by Getty Images

Segunda via de conta de água nem sempre é necessária

As companhias costumam aceitar que o pagamento seja feito utilizando os mesmos dados da fatura vencida, dispensando a necessidade de pedir uma segunda via da conta de água. Nesse caso, os juros são cobrados na próxima fatura.

Preste atenção na demora para pagar a conta, pois quando o débito supera 30 dias, você corre o risco de ter o fornecimento de água cortado. É obrigatório que a companhia notifique o corte antes do desligamento e dê um prazo para regularizar a situação, a partir da notificação.

Uma alternativa para evitar esquecimento na hora de pagar a conta e acabar correndo o risco de ter o serviço de água cortado é ativar o sistema de débito automático, oferecido aos clientes pelas companhias. Assim, você não precisará mais pagar o boleto, pois o valor é debitado diretamente da sua conta na data do vencimento. Você continua recebendo a conta em casa para acompanhar o histórico de consumo.

Links para imprimir segunda via de conta de água

Em pelo menos 15 Estados brasileiros, as companhias estaduais de saneamento oferecem a opção de imprimir a segunda via da conta de água diretamente no site. Para isso, você precisa cadastrar uma senha, vinculada ao seu código de cliente do serviço.

Siga as instruções da empresa para a impressão do boleto e preste atenção na nova data de vencimento fixada, para não perder o prazo outra vez. Em geral, o boleto gerado já com os juros e a multa em cima do valor devido.

  1. Amazonas
  1. Bahia
  1. Ceará
  1. Goiás
  1. Mato Grosso
  1. Mato Grosso do Sul
  1. Minas Gerais
  1. Pernambuco
  1. Pará
  1. Paraná
  1. Rio de Janeiro
  1. Rio Grande do Sul
  1. Santa Catarina
  1. São Paulo
  1. Sergipe

 

Gostou das dicas para segunda via de conta de água? Compartilhe!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade