Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como ser produtivo no trabalho home office, mas sem exageros

A- A+

Se você é adepto do trabalho home office, esse sistema é praticamente a oitava maravilha do mundo. É possível ir ao banco no horário de menor movimento ou fugir das filas do supermercado. Por outro lado, essa liberdade de horários lhe permite trabalhar demais, inclusive à noite, fazendo com perca os parâmetros de uma rotina saudável.

Trabalho home office exige bom senso

Para André Brik, especialista em trabalho home office e criador do site Go Home, trabalhar nessa condição exige bom senso. Para saber demarcar horário de início e de término de atividades, sem excesso, vale até mesmo programar um despertador para a hora de encerrar o ‘expediente’.

trabalho-home-office

Intervalos para descanso fazem o tempo render mais. Foto: iStock, by Getty Images

5 dicas para não transformar o trabalho home office em escravidão

Tudo bem, você ama trabalhar. mas é importante reservar um tempo para o lazer e a família. Por isso, elaboramos algumas dicas, com a ajuda do especialista, para você conseguir se disciplinar e aproveitar melhor seu tempo.

1 – Respeite os horários

Ok, a casa é sua é você é quem dita as regras. Mas mesmo sem precisar ‘bater o ponto’, é importante definir horários de trabalho e desligar-se de tudo enquanto estiver trabalhando. Brik recomenda que o trabalho home office seja igual ao de um escritório, longe das redes sociais e do celular no momento em que precisa produzir.

Você pode gostar de:
Confira 5 tendências do mercado de trabalho no Brasil
Trabalhe em casa: seis ideias para aumentar a renda

2 – Divida o tempo

Para ganhar em produtividade, uma dica é dividir o tempo em blocos de trabalho, ou seja, reservar umas duas horas para ficar totalmente concentrado na sua atividade, longe do telefone, e-mail ou redes sociais.

3 – Faça pausas para descanso

Entre um bloco de trabalho e outro, uma pausa de 15 minutos pode ser suficiente para você recarregar as baterias antes de começar um novo bloco de trabalho. A pausa deve ser, preferencialmente, longe do computador. O ideal é levantar um pouco, fazer um pequeno lanche ou passear com o cachorro.

4 – Evite as tentações da casa

Todo profissional que opta pelo trabalho home office está sujeito a cair em tentação. Para uns, pode ser a geladeira (no caso dos mais gulosos), para outros, a procrastinação. Por isso, o ideal é realizar a atividade com a mesma disciplina de um escritório. Se você tiver disciplina, pode produzir mais, pois não há interrupções. Se tiver dificuldade, questione: “eu faria isso no escritório?”.

5 – Aproveite melhor o tempo

Não existem regras rígidas no trabalho home office. Um dos pontos mais positivos de trabalhar em casa é ser dono do seu próprio tempo e poder aproveitar toda a flexibilidade que esse trabalho oferece. Afinal, você pode realizar suas atividades no melhor horário, evitando desgastes. Com um pouco de disciplina, você pode fazer tudo o que precisa, sem perder tempo.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como funciona o auxílio maternidade
como funciona o auxílio creche
como funciona o auxílio doença
o que são benefícios assistenciais
descontro de empréstimo consignado
compra consciente