Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Acesso ao internet banking exige atenção aos riscos

A- A+

Em meio a tecnologias cada vez mais ágeis e eficazes, a rotina diária foi facilitada. Pagamento de contas, verificação de saldos, extratos, transferências e diversos serviços bancários podem ser realizados na tela do celular. Entretanto, é preciso cuidado ao acessar o internet banking, pois o smartphone é tão suscetível a vírus e à ação de hackers quanto o PC.

Sempre digite o endereço do site em vez de acessar um link.

Seja no computador ou celular, acesso à internet oferece riscos aos seus dados. Foto: iStock, Getty Images

Como usar o internet banking com segurança

Seja no celular ou no computador, os cuidados com o internet banking são os mesmos. Dados da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) apontam que 47% das operações bancárias já são realizadas pela web. Isso significa que os hackers também estão aprimorando os golpes. Veja oito dicas úteis para se prevenir.

Segurança começa pelo endereço

Dois fatores devem ser observados assim que você acessar o site do banco. Veja se o endereço eletrônico começa com “https” e se há um ícone com um cadeadoMas só isso não representa segurança. Clique duas vezes sobre o cadeado. Se nada acontecer, pare por aí. Ele deve apresentar informações de segurança e de certificação do site.

Digite o endereço

Para acessar o internet banking, digite o endereço do site em vez de acessar por um link. Além disso, sites que apresentam endereços de IP com numerações – como 231.291.42 – não são confiáveis. Portanto, nunca os acesse.

Atualize o antivírus

Para contar com mais proteção, confira sempre se o antivírus está atualizado e ativo. Além disso, evite o acesso por meio de computadores desconhecidos, em especial os públicos.

Você vai se interessar por:

Conheça os maiores sites de compras do país

Aprenda como identificar site seguro para compras online

Termos de uso de serviços e sites valem mesmo para quem não os lê

Engane o site

Você também pode fazer uma espécie de pegadinha com possíveis golpistas de plantão. Como? Digite a senha errada no primeiro acesso. Isso evita problemas caso haja algum software para a captura de dados em atividade.

Uma coisa de cada vez

Para evitar “espiadas” indevidas na sua conexão, evite abrir outros sites enquanto realiza suas operações no internet banking. O ideal é ficar apenas com uma janela aberta.

Fique alerta com o wi-fi

Aquele ditado já dizia: “Quando a esmola é demais…” O wi-fi já é considerado uma grande maravilha, mas toda a facilidade oferecida pela rede sem fio também tem suas complicações, pois o risco de interceptação é muito alto. Certifique-se de que a conexão é segura.

Senha ultra secreta

Não é coisa só de filme, não. O serviço de espionagem existe, principalmente no mundo virtual. Por isso, é importante criar senhas difíceis – e se possível, também o login -, mesclando letras, números e outros sinais. Trocar a senha com frequência também é importante.

Não esqueça de sair

Clicar no botão “sair” de um site onde você coloca senha de acesso é comparado a sair da sua casa e trancar a porta. Essa é a forma de fazer “logoff” do site, evitando que a página fique aberta e seus dados, expostos.

 

Gostou das dicas para usar o internet banking com segurança? Deixe seu comentário.

como funciona o auxílio maternidade
como funciona o auxílio creche
como funciona o auxílio doença
descontro de empréstimo consignado
celular 2g 3g ou 4g
compra consciente