Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como se prevenir do roubo de bolsas e carteiras

A- A+

Se a atenção que temos para evitar furtos de bolsas e carteiras ao longo do ano é grande, no período de festas, ela deve ser ainda maior. Principalmente no final de ano, o número de assaltos nas ruas cresce nas estatísticas da maioria das cidades.

Com a correria em função da compra dos presentes de Natal – desde o brinquedo para o filho até a lembrança do amigo secreto – é comum ficar desatento a alguns detalhes, sobretudo em ruas e lojas abarrotadas de gente.

Mulher usando medidas de segurança para bolsas e carteiras.

Pessoas distraídas ao celular na rua se tornam mais vulneráveis à ação de criminosos. Foto: Shutterstock

8 dicas para manter bolsas e carteiras a salvo

Quem não quer viver tranquilo e seguro, não é mesmo? Então, veja as oito dicas abaixo e coloque sua estratégia de defesa em prática para proteger não apenas bolsas e carteiras, como sua própria integridade física.

1. Mais atenção

Nessa época do ano, a atenção deve ser redobrada ao andar nas ruas. Isso não se resume apenas a segurar a bolsa firmemente, mas observar a movimentação ao seu redor. Sobretudo em locais lotados, é importante evitar distrações, como passar muito tempo de olho no celular.

2. Menos telefone

Por falar nele, o celular também é bastante visado além das bolsas e carteiras. O risco de passar o tempo falando ou conferindo as redes sociais pode expor demais seu aparelho aos olhares curiosos e mal-intencionados.

3. Bolsa fechada

Desfilar dentro de uma loja ou rua lotada com a bolsa aberta é um grande chamariz para furtos. Assim, é importante manter o zíper bem fechado e a bolsa próxima ao corpo. Mas tenha atenção: quadrilhas especializadas em abrir o fecho (ou mesmo cortar o tecido) sem que você veja.

4. Cuidado com a carteira

Essa não é uma época propícia para andar com dinheiro. Entretanto, se for realmente necessário, evite abrir a carteira em meio a aglomerações de público. É mais seguro separar um pouco do dinheiro que você pode precisar com urgência (para um café ou outras miudezas) e guardar o restante.

5. Companhia

Principalmente à noite ou em lugares ermos, é sempre válido sair com uma companhia. Isso ajuda a inibir a ação de meliantes. Na saída de um evento, espere sempre até que um amigo esteja pronto para deixarem juntos o local.

6. Trajeto

A escolha do trajeto é igualmente importante. Se puder evitar lugares desertos, sobretudo à noite, é melhor percorrer um caminho mais longo que ter seus pertences roubados. E não apenas pelo valor material. Nos dias de hoje, o risco de agressão também é grande.

Uma dica para definir sua rota é usar um aplicativo, como o Google Maps ou o Waze. Com eles, você consegue se planejar para seguir avenidas e ruas maiores.

7. S.O.S

Caso alguém suspeito se aproxime, não hesite em pedir ajuda. Os especialistas em segurança aconselham que se entre no primeiro local habitado e se peça socorro.

8. Transporte público

Andar pela cidade de ônibus ou metrô requer um cuidado especial em vários aspectos. Para começar, evite ficar sozinho em pontos de ônibus – sobretudo à noite. Procure deixar o dinheiro da passagem separado antes, evitando o abre-e-fecha da carteira.

Se o ônibus estiver vazio, melhor sentar próximo ao motorista. Se estiver cheio, posicione bolsas e sacolas à frente do corpo, de forma que você tenha total controle a seu acesso.

Você vai se interessar por:

Segurança para os seus bens

Todos os cuidados são sempre bem-vindos, mas a melhor maneira de garantir a proteção dos seus bens é por meio de um seguro. Com o Seguro Proteção Urbana – Bolsa Protegida, você recebe uma indenização para o seu acessório, bem como para os objetos nele contido, em caso de roubo ou furto qualificado. Nessa categoria, estão incluídas bolsas femininas, maletas, pastas ou mochilas.

Você ainda conta com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas para manter bolsas e carteiras a salvo? Compartilhe!

Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial
Reaproveitamento da água do chuveiro