Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como se livrar das dívidas com agiotas

A- A+

Quando surge a urgência de conseguir um alto valor em dinheiro e de forma rápida, há quem recorra aos métodos alternativos. Entre eles, pessoas físicas que concedem crédito sem análise de cadastro. Mas com os juros exorbitantes cobrados, a facilidade logo se transforma em problema e descobrir como se livrar das dívidas com agiotas vira necessidade.

Homem quer saber como se livrar das dívidas com agiotas

Além de ser considerado crime, agiotagem envolve os maiores juros do mercado. Foto: iStock, Getty Images

O que é um agiota?

Um agiota é uma agente particular, que empresta dinheiro a juros altos. Muitas vezes, sua oferta se torna extremamente atraente por oferecer altas somas sem análise cadastral. É a famosa promessa do crédito fácil e rápido.

Por falta de informação – ou mesmo por desespero frente a um momento difícil – muitas pessoas ignoram os altos juros cobrados pelos agiotas – algo em torno de 40% sobre o valor devido, ou o famoso juro sobre juro.

Antes de mais nada, é preciso entender que agiotagem é crime. Além de compactuar com um tipo de prática delituosa, ao buscar esse empréstimo, é comum ter que deixar alguma garantia em troca do dinheiro concedido, como joias, carros e até mesmo imóveis. Ou seja, a chance de perder patrimônio é grande. Pense nisso.

Como se livrar das dívidas com agiotas

Mas se você se descuidou e agora não sabe como se livrar das dívidas com agiotas, entenda que o melhor remédio é eliminar a negociação. Uma das saídas é pedir um empréstimo legal, ou seja, com o aval do Banco Central.

Solicite ao banco a garantia de juros menores e de uma parcela fixa. Se você sabe quanto vai pagar todos os meses, fica mais fácil se programar.

Se você estiver com o nome negativado, fazer um empréstimo de forma indireta pode ser a solução. Isso significa pedir que um parente solicite o valor para que depois você pague as prestações. Se for possível, um amigo próximo ou familiar também pode emprestar a quantia necessária para liquidar o débito com o agiota.

Encontrar uma forma de gerar renda extra também pode ser uma boa saída. Produzir algo para vender, fazer “bicos” ou assumir um segundo emprego são possibilidades para aumentar os rendimentos, liquidando mais rápido o que se deve.

Esse também pode ser o momento de repensar seu padrão de vida. Uma pessoa endividada não pode se dar ao luxo de ostentar um carro do ano, viagens e restaurantes de alto nível. É essencial poupar o máximo que puder.

Organize suas finanças

A melhor dica, porém, é atuar na prevenção. Se você tem autocontrole e disciplina na gestão do dinheiro, diminui as chances de se ver no vermelho – e nem precisará aprender como se livrar das dívidas com agiotas. Ter uma vida financeira organizada é o segredo para fugir desse problema.

O ideal é começar fazendo um mapeamento de quanto você ganha, quanto gasta e anotar tudo isso em uma planilha. Se tem dívidas, coloque a previsão mensal de despesas também. Isso ajudará a evitar novos parcelamentos.

Ao menos no primeiro mês, até os gastos menores devem ser anotados. Ao final desse período, analise tudo o que foi gasto e quanto sobrará – se for o caso. Se a situação estiver muito complicada, volte à planilha e veja quais despesas podem ser cortadas.

Quando a situação estiver sob controle, comece a poupar uma quantia mensal e faça uma reserva financeira. Contar com um fundo de emergência é de suma importância para evitar novas dívidas.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Aprendeu como se livrar das dívidas com agiotas? Compartilhe as dicas!

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns