Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como se livrar da anuidade do cartão de crédito

A- A+

Com exceção dos serviços básicos essenciais definidos pelo Banco Central (BC), qualquer outro produto bancário utilizado pelo consumidor pode ser tarifado. Não seria diferente com o cartão de crédito. Para o seu uso, as instituições financeiras costumam cobrar uma anuidade do cartão.

De acordo com o BC, os bancos estão autorizados a cobrar dos clientes que usam cartão de crédito em cinco casos: anuidade do cartão, emissão de segunda via, pelo seu uso no saque em espécie, uso para pagamento de contas (faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

anuidade-do-cartao

Procure negociar a anuidade do cartão com o seu banco. Foto: iStock, Getty Images

 

Mas com o aumento no uso do dinheiro de plástico, muitos bancos têm flexibilizado essas regras, oferecendo descontos e, em alguns casos, a isenção da tarifa de anuidade do cartão. Uma boa pesquisa pode ajudar a encontrar o serviço mais vantajoso para você pelo menor custo.

Isenção da anuidade do cartão

Muitas vezes, a isenção da anuidade do cartão é oferecida como um agrado aos clientes que movimentam maiores quantias de dinheiro nas instituições. Esse, no entanto, não é o caso da maioria dos clientes.

Conhecendo bem os serviços disponíveis e o uso que você faz do banco, sempre é possível negociar. Conversar com o gerente é passo básico nessa tarefa. Se a sua lista de investimentos na instituição bancária vai além da conta corrente, seu argumento ganhará mais peso.

Muitos consumidores costumam usar também o saldo no programa de pontos do cartão de crédito para garantir isenção da tarifa. Mas tenha atenção, pois caso você costume utilizar os pontos para outros objetivos, como, por exemplo, em descontos, milhas para passagens e compras, a opção será limitada. Analise o seu planejamento doméstico para saber se a opção é vantajosa.

Cartões sem anuidade

Alguns bancos buscaram nos últimos tempos chamar a atenção dos consumidores com o lançamento de modalidades de cartão de crédito em que isentam a cobrança de anuidade. Tome cuidado, pois nem sempre isso é verdade. Em muitos casos, o banco cobra por um “serviço de manutenção” ou ainda uma taxa caso o cliente não faça nenhuma transação no mês.

Pesquise tarifas de anuidade

Um serviço na internet pode ajudar o cliente a descobrir qual banco oferece as tarifas mais vantajosas para o uso do cartão de crédito. O site do Banco Central conta a lista de tarifas para pessoa física de todas as instituições bancárias do país, onde o interessado pode comparar valores e tipo de serviço prestado.

Tarifa bancária vira bônus na Vivo

Se você é cliente Vivo e possui uma conta pessoa física tarifada nos bancos Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil ou Banrisul, pode transformar o valor pago mensalmente pelo pacote de serviços em mais minutos para ligações no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle, além de muitos outros benefícios.

Para acionar o serviço, acesse o site ou entre em contato com um dos canais de comunicação do seu banco e aproveite mais essa vantagem da Vivo.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
juros cobrados no cartão de crédito
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
gastos no cartão de crédito