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por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como registrar boletim de ocorrência para acionar seguro

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O boletim de ocorrência, também conhecido como BO, é um documento de registro e formalização de um crime perante as autoridades policiais, como a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Bombeiros ou Guarda Municipal.

É o boletim de ocorrência que dá início ao inquérito policial. No documento, constam fatos apurados e informações importantes sobre o crime: a descrição dos fatos, horário e local do ocorrido, veículos e objetos roubados ou avariados e descrição das pessoas envolvidas, por exemplo. O registro é essencial para acionar seguros e receber indenizações.

Registro de um boletim de ocorrência

Atualmente, com as facilidades da internet, um boletim de ocorrência pode ser registrado online, no site da Secretaria de Segurança Pública do seu Estado ou de outros órgãos de segurança, a depender do tipo de crime.

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O boletim pode ser registrado pela internet. Foto: iStock, by Getty Images

O BO online tem a mesma validade de um registrado na delegacia mais próxima do local do crime ou da sua residência, já que ambos trazem a assinatura de uma autoridade policial. Dessa forma, ele deve ser aceito sem ressalvas.

A única exigência para a realização de um BO online é a informação de um e-mail para o recebimento do documento. Caso a vítima não tenha um, é recomendado a indicação do e-mail de uma pessoa de confiança. Depois do preenchimento de todos os dados, o documento é enviado para o e-mail informado em menos de uma hora.

Mas não são todos os crimes que podem ser registrados em um boletim de ocorrência online e, em alguns casos, a presença em uma delegacia é obrigatória. É o caso de roubo/furto a estabelecimentos comerciais ou bancários; a residências; roubo/furto de cargas; e roubos em que haja danos e/ou vítima de lesão corporal e morte.

Nos outros casos, o boletim de ocorrência pode ser registrado online: desaparecimento de pessoa; roubo/furto de veículo; ameaça; roubo sem danos ou vítimas de lesão corporal e morte; furto ou perda de documentos, celular e placa de veículo; encontro de pessoa desaparecida; injúria, calúnia ou difamação; e casos de acidente de trânsito sem vítima.

Importância do boletim de ocorrência

Além de dar início à fase pré-processual de apuração de um crime, o boletim de ocorrência também fornece dados para estatísticas ao poder público. Por meio dessas estatísticas, poderão ser desenvolvidas políticas no campo de segurança pública, por exemplo.

Outra utilidade fundamental do BO é em relação à maioria de tipos de seguros, que só são liberados mediante a apresentação do documento.

Em casos de seguros de vida, seguros de automóveis ou residenciais, seguros de acidentes pessoais ou outros mais específicos, como seguro de telefone celular e outros objetos, as seguradoras exigem o BO para darem continuidade ao processo de solicitação do ressarcimento ou pagamento da indenizaçao em virtude do sinistro.

A exigência do BO é uma salvaguarda que as seguradoras têm para comprovarem a real ocorrência do sinistro, evitando possíveis fraudes. Mesmo em casos em que o registro não é obrigatório (acidentes de automóvel sem danos a terceiros, por exemplo), o boletim de ocorrência agiliza a autorização da indenização.

Proteção nas ruas

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