Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como reduzir os gastos com animal doméstico

A- A+

A satisfação de ter um animal doméstico é grande. Chegar em casa e ser recebido com alegria por esse fiel companheiro faz qualquer um esquecer do estresse do dia a dia. Só não vale deixar de lado a preocupação com o bem-estar financeiro.

É preciso ter ciência que os pets pesam no orçamento da família. Conforme o vice-presidente de Comércio e Serviços do Instituto Pet Brasil, Nelo Marraccini Neto, o custo depende muito da raça e das necessidades específicas do bichinho.

Animal doméstico traz felicidade para o seu lar.

Cuidar bem do seu bichinho ajuda a economizar em despesas de saúde. Fotos: iStock, Getty Images

Estime os gastos com o animal doméstico

Além de pesquisar preços dos produtos voltados ao pet o especialista sugere que se converse com o médico veterinário para avaliar uma redução de custos, quando for o caso. “É necessário analisar a rotina do animal, o ambiente onde vive, os cuidados necessários com a raça, entre outros”, justifica.

Para Marraccini Neto, é importante também pensar nos gastos já antes de comprar ou adotar, a começar pelos custos fixos com alimentação, vacinas, consultas no veterinário, banho e tosa do animal doméstico. “Os que vivem dentro de casa podem trazer outros gastos, referentes à sua adaptação com o ambiente”, diz, dando como exemplo o uso de tapetes higiênicos.

6 dicas para poupar com seu animal doméstico

Nem sempre economizar com animal doméstico significa cortar todos os custos. Algumas vezes, é melhor investir mais em qualidade de vida para gastar menos em tratamentos médicos no futuro. Confira seis importantes dicas:

1. Capriche na água

Animal de estimação

Assim como o ser humano, o animal doméstico também precisa beber bastante água para que seu organismo funcione melhor. O simples cuidado em manter o bebedouro sempre cheio ajuda a evitar doenças e despesas futuras com tratamentos de saúde.

2. Ofereça alimentação balanceada

Animal de estimação

O cuidado com a alimentação também é fundamental para que o animal doméstico tenha boa saúde. Nesse caso, economizar demais pode trazer grandes prejuízos futuros. Isso não significa comprar a ração mais cara, porém deve atender às necessidades nutricionais do seu pet.

3. Invista em prevenção

Animal de estimação

Hoje em dia, há planos de saúde e outros serviços específicos para o cuidado com os animais de estimação. Muitos deles, inclusive, têm preços acessíveis. O investimento não precisa pesar no orçamento mensal e pode ajudar a economizar valores maiores, como consultas no veterinário.

4. Dê amor

Animal de estimação

Os animais também têm emoções e precisam alimentar esse lado sentimental. Assim como os seres humanos, podem entrar em depressão por falta de atenção, desencadeando outras doenças. Por isso, reforce seus laços emocionais com ele.

5. Poupe nos banhos

Animal de estimação

Claro que eles precisam tomar banhos regularmente – sobretudo os que vivem em apartamento. Mas se você não tem condições de fazer essa higienização em casa, intercale a ida a um pet shop com o banho seco. Não tem o mesmo poder de limpeza que a lavagem tradicional, mas ajuda bastante.

6. Evite comprar acessórios

Animal de estimação

Comprar produtos para cães e gatos se tornou uma verdadeira febre. Mas em tempos de crise financeira, é melhor pensar se você precisa realmente adquirir determinados itens. Algumas coisas são dispensáveis e outras talvez você possa até fazer em casa.

Você vai se interessar por:

Furão pode ser o pet perfeito para você. Saiba como comprar

Cartilha ajuda a economizar nas despesas com bichos de estimação

Veja quais são os gastos com animais de estimação

Organize suas finanças

Para aprender a controlar as contas do lar, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer aprender a usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você receberá mensagens e participará de jogos que lhe ajudarão a utilizar o seu dinheiro de uma maneira inteligente, controlar seus gastos e poupar. E você ainda concorrerá a sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário!

Como ter uma boa qualidade de vida
Jovem organizado com custos e despesas
Saiba por que fazer lista de compras para o mês
Casal sabe como fazer um jantar romântico
Mulher faz programa de controle financeiro pessoal
Opção de receitas econômicas