Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como recuperar o login e-CAC da Receita Federal

A- A+

O Portal e-CAC, Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, é um serviço de autoatendimento da Receita Federal, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana na internet. Criando um login e-CAC, você pode acessar os serviços da Receita de qualquer lugar, gratuitamente e com segurança.

O portal disponibiliza acesso a dados cadastrais, permitindo alterar endereço e imprimir comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), o que serve como segunda via do documento. Também é possível imprimir ou baixar cópias de declarações do Imposto de Renda e consultar o status da sua declaração, para saber se ela caiu na malha fina, por exemplo.

Para ter acesso a essas e outras facilidades do portal, é necessário criar um código de acesso, que é o seu login e-CAC, e uma senha. A senha é você mesmo quem escolhe, devendo ter de 8 a 15 caracteres, contendo números, letras maiúsculas e letras minúsculas. Porém o código é uma sequência numérica gerada pelo sistema. É aconselhável que você anote a sequência numérica que compõe o seu login e-CAC para poder acessar o site futuramente.

login-e-cac

A Receita tem aprimorado os serviços disponíveis no atendimento online. Foto: iStock, by Getty Images

Caso não lembre seu login e-CAC, crie novo código

O código de acesso ao portal da Receita tem validade de dois anos. Passado esse período, o login e-CAC é revogado automaticamente e você precisa criar um novo código para acessar o portal.

Em caso de esquecimento do seu login e-CAC, você deve criar um novo código de acesso para continuar consultando seus dados no portal. De acordo com as instruções no site da Receita Federal, a qualquer momento é possível gerar um novo código de acesso, mesmo que o atual ainda esteja válido.

Por isso, se você tiver esquecido a senha ou perdido o código de acesso, não há um procedimento de recuperação, como acontece em muitos sites. Basta criar um novo código, clicando na opção “gerar código de acesso pessoa física” dentro do portal.

Você vai se interessar por:
Retificação do Imposto de Renda: veja como acompanhar declaração
Perdeu a restituição do IRPF? Veja o que fazer
Saiba fazer a declaração de IR de anos anteriores

Ao tentar gerar outro login e-CAC, se você ainda tiver um código de acesso válido, o site irá exibir a seguinte mensagem na tela do seu computador: “Já existe um código de acesso gerado para este contribuinte. Ao gerar, você revogará, em definitivo, o código anteriormente gerado. Deseja continuar?”.

Se você estiver certo de que precisa criar um novo código e desativar o login anterior, basta confirmar e continuar os procedimentos normalmente. Quando você tiver concluído a geração do novo código de acesso, o login e-CAC recém criado substituirá o anterior.

Acesso ao sistema quase dobrou

Conforme dados da Receita, o volume de acessos ao portal e-CAC passou de 62 milhões de serviços acessados em 2011 para 106 milhões no ano passado. Desde 2009, quando o site foi criado, o tempo médio de espera para atendimento presencial nas unidades da Receita caiu 60%, saindo de 30 minutos para 11 minutos.

Diante do crescimento do portal, a Receita tem aprimorado os serviços disponíveis no atendimento online. Em 2015, por exemplo, foram acrescentados na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda os dados da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Demed) e Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob). Até o ano passado, o programa utilizava apenas dados da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf).

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas de login e-CAC? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças