Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como recuperar bateria viciada e aumente a vida útil do celular

A- A+

Incomodado com a pequena duração da carga de seu celular? É relativamente comum que a autonomia caia após algum tempo de uso de aparelhos com baterias de lítio. Mas isso não é motivo para desespero. Há como recuperar bateria viciada, ou ao menos prolongar a sua vida útil. Aplicativos e uma ligeira mudança de hábitos podem ajudar bastante.

Usuário quer saber como recuperar bateria viciada

Ampliar a autonomia da bateria exige mudar hábitos e recorrer a aplicativos. Foto: iStock, Getty Images

O que leva à bateria viciada

O chamado vício é, na maioria das vezes, fruto do uso indevido daquela recarga ao longo da vida útil do aparelho e acaba se tornando uma regra para aquele componente eletrônico.

Se os telefones são inteligentes, por que as baterias não seriam? Acostumadas a serem conectadas a uma fonte de energia sempre que atingem 50% de carga, elas param de funcionar se você não recarregá-las nessa etapa do processo. O celular acaba desligado, mesmo que ainda exista energia ali dentro.

Identificou-se nessa descrição? É porque, provavelmente, esteja na hora de recuperar a bateria viciada do seu smartphone. Segundo Thiago Porto, técnico especialista em baterias da Proteste, a mudança na forma de usar o telefone já pode ser suficiente para que o desempenho de energia do aparelho seja consideravelmente melhor.

Conforme o especialista, as baterias de íons de lítio não têm uma memória facilmente alterável, como tinham as dos antigos celulares, mas são produzidas com um número limitado de ciclos de recarga. Se você gasta um desses ciclos quando não havia necessidade de recarregar a bateria, acabará chegando ao limite de cargas do componente mais rápido.

Por isso, a dica do especialista é que o smartphone só seja conectado à tomada ou ao computador quando for realmente necessário. Mesmo que isso não garanta que você vá recuperar a bateria viciada de forma completa, ajuda a reduzir as chances de viciá-la ainda mais.

Além disso, procure deixar o aparelho desligado por períodos de algumas horas, para que o processador e bateria tenham uma espécie de descanso e não mantenha instalados aplicativos que você não estiver utilizando.

Você vai se interessar por:

Como recuperar bateria viciada com apps

Ao eliminar apps que não são importantes para você, irá sobrar algum espaço na memória para instalar programas que podem ajudar a recuperar bateria viciada.

O Repair Battery Life (disponível em dispositivos com Android), por exemplo, é um software que analisa o funcionamento de energia e corrige os problemas de sistema que possam consumir mais do que o necessário.

Para os usuários de iOS, o Battery Magic cumpre a mesma função. Ele faz um diagnóstico detalhado do desempenho da bateria do aparelho, indica quanto tempo de uso você ainda tem se realizar cada tipo de atividade (como acessar a internet ou fazer ligações) e ainda permite customizar e eliminar arquivos e ações que não são interessantes no momento.

Se, ainda assim, você não conseguir recuperar a bateria viciada, a única solução é a troca. A dica de Thiago Porto é que o usuário opte por versões com mais de 3 mil miliAmpères, que duram mais de um dia.

Já os donos de iPhone que não podem comprar uma bateria nova, podem investir em um novo aparelho ou em capinhas que prometem prolongar a autonomia.

 

Aprendeu como recuperar bateria viciada no celular? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
vale a pena comprar celular top de linha
smartphone com maior tela
Pesquisando direitos do consumidor nas compras pela internet
tablets ou smartphones
Modelo de celular simples e barato