Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como reaver o valor do IVA em viagem ao Uruguai

A- A+

Quem disse que comprar no cartão de crédito no exterior é sempre mais caro? Em países que investem em políticas de incentivo ao turismo, é viável obter um desconto. É o caso do Uruguai, que mantém a devolução do Imposto sobre Valor Agregado, o IVA, para diversos produtos e serviços.

O que é o IVA

O IVA é o equivalente ao nosso Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A lei, que é renovada anualmente, tem validade até 31 de julho e autoriza a devolução de 18,5% nas compras com o cartão de crédito em restaurantes, hotéis, locação de automóveis e compras em geral.

IVA

Estabelecimentos com selo Tax Free possuem o desconto. Foto: iStock, by Getty Images

Mas é preciso ter cuidado antes de finalizar a compra. Somente estabelecimentos com o selo Tax Free concedem o desconto, e você precisa preencher o formulário e carimbar antes de sair da loja.

Principais serviços com desconto de IVA

Se o Uruguai já era um destino bastante visitado por brasileiros, a coisa só tende a melhorar. Para se ter uma ideia, o aluguel de automóvel dá direito ao desconto também com pagamento via cartão de débito ou cartão pré-pago internacional.

No cartão pré-pago, porém, se perde entre 3% a 5% em função da conversão do dólar que você carrega no momento da compra para os pesos uruguaios. Já o cartão de crédito, sempre que for usado no exterior, cobra uma taxa de 6,8% sobre cada compra, correspondente ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ainda assim, em função do super desconto do IVA, vale a pena pagar no cartão.

Em relação às diárias de hotéis, independentemente da forma de pagamento – pesos uruguaios, cartões ou até mesmo moeda estrangeira, nos estabelecimentos que aceitam – o valor já é calculado sem o IVA. Isso, claro, quando a reserva é realizada em nome de cliente com passaporte ou identidade estrangeira.

É importante observar que os pagamentos com cartão de crédito em restaurantes, bares, cafeterias, cantinas, confeitarias e similares, passeios turísticos e locação de veículos geram o desconto de forma automática na fatura. Já nas compras em lojas com selo Tax Free, o reembolso deve ser solicitado no aeroporto.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Decidiu comprar binóculos potentes
Homem precisa trocar celular
Jovem precisa trocar computador para trabalhar
Cafeteira concede à bebida uma textura mais encorpada e um sabor intenso. Foto: Shutterstock
Mulher usa depilador
Nada melhor do que contar com uma risoteira.