Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como rastrear encomenda dos Correios e evite prejuízos

A- A+

Em tempos de negócios pela internet, é muito comum fazer e enviar pedidos pela rede. O problema é quando eles atrasam. Para se planejar, é importante acompanhar o andamento dos pedidos. Saiba como rastrear encomenda dos Correios e evite perder tempo e dinheiro.

Como rastrear encomenda dos Correios

Rastrear pedido nos Correios pode ajudar a evitar prejuízos, tanto no caso de ter de informar a um cliente o paradeiro de uma encomenda enviada, como para saber onde anda a sua e entrar em contato com a empresa vendedora.

O procedimento é simples. Basta entrar no site e seguir as orientações. Será solicitado um código identificador, que é composto por 13 dígitos alfanuméricos e está presente no ticket comprovante de postagem.

Cliente tentando rastrear encomenda dos correios.

Correios oferece diversas possibilidades para rastrear encomendas. Foto: iStock, Getty Images

Basta inserir o número, que será parecido com esse: SS123456789BR. Se for uma encomenda individual, é só colocar o código e clicar em Pesquisar.

Caso você tenha vários objetos com diferentes códigos identificadores, é possível consultar o rastreamento em forma de lista, em vez de fazer a pesquisa um a um. Basta separar com ponto-e-vírgula os identificadores a serem consultados, como no exemplo: SS123456789BR; SSB912345678R; SS891234567BRS.

Se você tiver uma sequência de objetos, é possível fazer a consulta de um intervalo separando os identificadores com um traço “-”, como no exemplo a seguir: SS123456789BR-SS123456799BR.

Rastreamento internacional

No caso de rastreamento internacional, o procedimento é diferente. Objetos postados no Brasil que tenham código iniciado por “R” e “C” não são garantidos fora do território brasileiro.

Os operadores postais de outros países podem informar ou repassar para o Brasil os dados. Os Correios informam que, por esse motivo, as consultas de rastreamento de objetos podem também ser realizadas nos sites dos operadores de destino.

Se os objetos tiverem sido postados no exterior, o nível de informação de rastreamento dos objetos será determinado conforme o serviço contratado pelo remetente.

Objetos com código iniciado por “R” não contam com rastreamento ponto a ponto, apenas os eventos de recebimento no Brasil e entrega, tentativa de entrega ou aguardando retirada na unidade.

Eventualmente, pode haver também informações sobre encaminhamento para fiscalização, tributação e saída da fiscalização.

Você vai se interessar por:

Rastreamento por SMS

Outra modalidade de consulta é via SMS. Se você tem uma empresa, além de fornecer o código identificador e o site, pode cadastrar o seu celular e o de seus clientes.

Ambos irão receber, via SMS, alertas e avisos sobre postagens, além da saída dos carteiros das unidades para entregas, e também quando houver insucesso de entrega, disponibilidade para retirada em uma unidade dos Correios ou nova tentativa de entrega, entre outras situações. O serviço é informativo e gratuito.

Para receber SMS dos Correios, é necessário cadastrar o número do celular na página de rastreamento de objetos. É possível também informar o seu número e o número do celular do destinatário da encomenda à pessoa que lhe atender nas agências dos Correios quando estiver postando um objeto.

Para deixar ou retornar a receber rastreamentos via SMS, basta enviar SAIR ou ENTRAR por SMS para o número 28588.

 

Gostou das dicas para rastrear encomenda dos Correios? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria