Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como prever data de pagamento ou recebimento que cai fora de dia útil

A- A+

Pagar as contas em dia é a melhor opção para quem quer fugir de multas e juros. Por isso, é preciso que o consumidor fique sempre atento à data de vencimento de faturas e boletos para que não haja atrasos.

Quando uma conta cai em um dia útil, ou seja, entre segunda e sexta-feira, ela deve ser paga no mesmo dia para que não haja cobranças de multas ou juros. Com atraso de um dia, já é possível aplicar as penalidades previstas em lei.

Mas, sábado é um dia útil? Algumas empresas consideram o sábado um dia útil, com expediente normal. Em relação aos pagamentos, não existe dúvida: o sábado não é dia útil.

dia-util

O consumidor deve ficar sempre atento aos dias de pagamento. Foto: iStock, by Getty Images

Vencimento fora de dia útil

O que acontece, então, quando uma conta cai em um sábado, domingo ou feriado? A pergunta deixa muita gente confusa, mas a resposta é simples: quando a data de vencimento cai em um sábado, domingo ou feriado, o pagamento pode ser realizado sem cobrança de multa ou juros no primeiro dia útil subsequente.

A regra é válida para todo e qualquer tipo de pagamento: água, energia elétrica, fatura do telefone celular ou internet, cartão de crédito, plano de saúde e por aí vai. O mesmo vale para pagamento de impostos, geralmente já datados de acordo com uma tabela de dias úteis.

O consumidor precisa ficar atento, então, ao calendário de feriados. Em caso de feriados “enforcados”, geralmente às terças e quintas, a segunda-feira que antecede o feriado e a sexta-feira posterior a ele são considerados dias úteis.

Isso quer dizer que, se uma conta vence no sábado ou no domingo antes de um feriado na terça-feira, o pagamento deve ser realizado na segunda-feira, mesmo que o feriado seja prolongado para o consumidor. Se, nesse caso, a conta vence no sábado e só é paga após o feriado da terça, a multa e os juros serão cobrados referentes a sábado, domingo, segunda e terça-feira.

A mesma regra é válida para o pagamento de uma conta que vence em uma quinta-feira de feriado. O pagamento deve ser realizado logo na sexta-feira, não na segunda-feira após o final de semana.

O consumidor deve prestar atenção ainda para realizar o pagamento dentro dos horários de funcionamento dos bancos.

Depósito de salário fora do dia útil

De acordo com os direitos trabalhistas, o recebimento de salários pagos a partir de dias úteis devem levar em consideração o sábado. Nesse caso, só não contam como dias úteis os domingos e os feriados.

Trabalhadores que recebem o salário no quinto dia útil podem incluir o sábado na contagem. Como os bancos não funcionam aos finais de semana, caso o quinto dia útil caia em um sábado, o pagamento dos salários deve ser programado antecipadamente ou realizado na sexta-feira antecedente.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade