Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como preparar o carro para a vistoria

A- A+

Quem tem carro, inevitavelmente, precisa periodicamente por uma vistoria. Seja para a contratação do seguro, para a transferência de endereço ou para a inspeção ambiental. Mas você sabe o que é avaliado em cada tipo de inspeção? Descubra.

Vistoria do seguro

Quando você contrata um seguro novo para um veículo usado, troca seu carro por um usado, inclui novas coberturas, amplia o limite das coberturas contratadas ou reduz sua franquia, seu carro precisa passar pela vistoria.

No entanto, de todos os tipos de vistoria, a das seguradoras é a menos exigente. Elas atestam a identificação do carro, seu estado de conservação e constatam eventuais avarias como danos na lataria, pintura, ferrugem e pára-choques.

vistoria

Você mesmo pode revisar alguns itens antes da vistoria para prevenir. Foto: iStock, by Getty Images

Vistoria do Detran

Em casos como a compra de um veículo usado ou a transferência de endereço, o veículo também precisa passar por uma vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) local. Nesse caso, geralmente são avaliados os equipamentos de segurança, sistema elétrico, iluminação, equipamentos obrigatórios, rodas, pneus e sistemas complementares.

Entre esses itens estão baterias, cabos, fiação e conexões, faróis, lanternas, luzes-piloto, buzina, retrovisores, limpadores de para-brisa, velocímetro, triângulo, extintor de incêndio, cintos de segurança, estepe, para-choques, vidros e janelas, bancos, sistema de alimentação de combustível, carroçaria, sistema de exaustão de gases e chassi.

Inspeção ambiental

Nesse tipo de vistoria é realizada uma verificação sobre o motor, para ver se ele está regulado e se há emissão visível de fumaça, se há vazamentos visíveis ou alteração no sistema de escapamento.

Após essa etapa, o veículo passa para a segunda etapa, onde a avaliação é realizada de forma automatizada. São feitas a medição de nível de ruído, o nível de emissão de monóxido de carbono e hidrocarbonetos, a diluição (níveis de CO e CO2), e a rotação em marcha lenta.

Faça você mesmo

Se não quer ser pego de surpresa na vistoria, você mesmo pode revisar alguns itens antes. Veja o que pode ser revisado em casa.

Luzes

Teste todas as luzes do carro: luz de ré, piscas, pisca-alerta, luz de freio, todos os faróis (inclusive os auxiliares, como os de longo alcance e de neblina), luz que ilumina a placa.

Pneus

É preciso verificar se eles ainda estão no limite de rodagem com segurança. Você pode avaliar por meio de um dispositivo no próprio pneu. É um filete de borracha, que fica localizado em meio aos sulcos, na banda de rodagem. Quando a altura dos gomos atinge este filete, o pneu já chegou ao limite máximo de segurança. Lembre-se de fazer a mesma verificação no estepe.

Segurança

Verifique não apenas se você tem triângulo, macaco e chave de roda, mas se eles estão em bom estado. Já o extintor de incêndio deve estar cheio, no prazo de validade e pertender á categoria ABC, que passará a ser obrigatória no mês de julho.

Chassi

Quanto a esse item, o principal problema ocorre por conta da ferrugem sobre a numeração. Não há como arrumar isso em casa, claro. É preciso fazer a remarcação em uma oficina autorizada pelo Detran. Mas como isso pode desvalorizar seu carro na hora da revenda, é aconselhável fazer uma foto da marcação original, para comprovar a verdadeira causa da remarcação posteriormente.

Multiassistência para seu carro

Se você acredita que o melhor caminho é a prevenção, o Vivo Multiassistência pode ser a saída para que você não fique desprevenido. Com apenas R$ 8 mensais, você conta com socorro mecânico e reboque. O benefício também pode ser estendido à sua casa, como eletricista, conserto de eletrodomésticos e chaveiro.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas de vistoria? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Homem procurando uma casa de família para deixar seu cachorro.
Homem consertando o próprio carro e fazendo o pedido de produtos automotivos.
ipva mato grosso do sul
Deso é a companhia de água do Sergipe