Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como planejar uma viagem de cruzeiro pela Europa

A- A+

O que você acha de aproveitar o período de férias na sua empresa e curtir o verão no Velho Continente? Uma viagem de cruzeiro pela Europa pode ser uma alternativa interessante para quem deseja curtir as maravilhas que o litoral do outro lado do Atlântico tem a oferecer. E tudo isso com o bônus de fugir do clima frio no inverno brasileiro. Saiba do que você precisa para realizar esse passeio em alto-mar.

Planejando sua viagem de cruzeiro

Se o destino escolhido é, de fato, o continente europeu, as companhias italianas – maioria por lá – podem ser a melhor opção. Segundo o editor-chefe do portal WorldCruises, Daniel Capella, apesar de terem como principal público alvo os cidadãos nativos, as empresas de cruzeiro da Itália tendem a dar grande atenção aos passageiros brasileiros, já que estão historicamente conectadas com o país.

“É possível encontrar cardápios e outras coisas a bordo escritas em português, além de um número significativo de passageiros brasileiros e portugueses”, completa.

Viagem de cruzeiro pela Europa

Veneza é uma das opções de ponto de partida para um cruzeiro pela Europa. Foto: iStock, Getty Images

Capella lembra que os cruzeiros não têm ida e volta ao Brasil, ou seja, é preciso comprar passagens aéreas para o Velho Continente, além de prever os custos com o navio em si. Segundo ele, o ideal é programar o voo para um ou dois dias antes da data de embarque, para não ter problemas em caso de atrasos ou cancelamentos.

Chegando por via aérea e com antecedência, também é possível conhecer melhor o porto de embarque, como Barcelona e Veneza, por exemplo, dois entre os mais populares da Europa. Outra dica importante é pesquisar com antecedência os portos de escala e já ter em mente o que fazer em terra firme quando o navio atracar.

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) possui em seu site um Guia Informativo para Cruzeiristas, que lista dicas desde a hora de arrumar a sua mala, passando pelo check-in no terminal, até o momento do desembarque. O guia também orienta quais são os documentos necessários para se levar a bordo em viagens nacionais e para exterior.

Como economizar na viagem de cruzeiro

Mesmo que você tenha dinheiro suficiente para fazer uma viagem de cruzeiro com algum conforto, sempre é bom economizar. E existem cenários nos quais é possível encontrar o passeio a custos menores. A baixa temporada é um deles.

Na Europa, por exemplo, a baixa temporada vai do fim de setembro até o começo de abril, aproximadamente. Nessa época, segundo Capella, especialmente nos meses de alto inverno (dezembro e janeiro), é possível encontrar ótimos preços.

Mas se você deseja viajar nos próximos dias, também pode encontrar valores mais acessíveis. “Nesse momento, há companhias oferecendo cruzeiros de uma semana pelo Mediterrâneo por valores que começam em 299 euros (cerca de R$ 1,1 mil por pessoa, sem taxas)”, informa Capella. Nesse valor, já estão inclusas as refeições, mas não serviços como, SPA e lavanderia, por exemplo.

Minicruzeiros, que têm entre duas e cinco noites, oferecidos também na baixa temporada, são outra oportunidade mais em conta.

Viagem de cruzeiro pela Europa

Porto de Barcelona possui grande tráfego de navios de cruzeiro turístico. Foto: iStock, Getty Images

Outro fator que pode tornar sua viagem de cruzeiro mais barata é a escolha da cabine. As internas, por não oferecerem vista direta para o mar, possuem preços mais baixos que as externas.

Existe ainda, segundo Capella, companhias que oferecem a possibilidade de comprar cabine garantida. “Essa é uma modalidade de compra na qual o passageiro, em geral, paga menos e não tem sua cabine definida até pouco antes do embarque. Ele escolhe apenas uma categoria mínima, como a interna, por exemplo”, explica. Assim, semanas antes da sua viagem, recebe a confirmação sobre o local da acomodação.

Capella indica que, se você conseguir passageiros suficientes para comprar, por exemplo, 20 cabines no cruzeiro que pretende realizar, pode negociar com a companhia condições especiais. As empresas possuem regras pré-definidas para a compra em grupo e o número de cabines varia de companhia para companhia, mas a opção costuma ser econômica.

Você vai se interessar por:

Visitas guiadas são alternativa em museus europeus

Viagem de trem é opção prática na Europa

Viajante de mochila: confira dicas para baratear os gastos na Europa

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Homem procurando uma casa de família para deixar seu cachorro.
Homem consertando o próprio carro e fazendo o pedido de produtos automotivos.
ipva mato grosso do sul
Deso é a companhia de água do Sergipe