Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como pagar IPVA atrasado e fique com as contas em dia

A- A+

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é mais uma das cobranças que costuma complicar a vida financeira no início do ano para quem deseja quitar o tributo de forma antecipada. Mas a sua data de vencimento se prolonga até o meio do ano. Se agosto chegou e você ainda não pagou essa conta, é importante saber como pagar IPVA atrasado. Tire suas dúvidas.

Como pagar IPVA atrasado

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), Ilídio dos Santos, o débito com o IPVA é comunicado ao proprietário. “Ao atrasar o pagamento do imposto, o consumidor recebe um aviso pelo correio, informando um novo prazo para regularização da dívida. Se ele não cumprir essa data, poderá ser, inclusive, negativado”, avisa.

como-pagar-o-ipva-atrasado

É possível quitar débito do IPVA em cota única ou de parcelas. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mas como pagar IPVA atrasado? Para regularizar a dívida, o proprietário do veículo pode entrar no site do Detran ou da Secretaria da Fazenda de seu estado para emitir uma nova guia do tributo atualizada com juros e correções monetárias. Com a guia ou código de barras em mãos, ele deve dirigir-se às agências bancárias ou casas lotéricas (se for o caso) para efetuar o pagamento.

Esse procedimento é válido em caso de atraso da cota única ou de algumas das parcelas do tributo. No caso do não pagamento do imposto de um ano para outro, o consumidor deve procurar a Secretaria da Fazenda do seu estado para negociar a dívida. Em alguns estados, essa negociação pode ser realizada no próprio site do órgão.

Você vai se interessar por:

Como funciona o cálculo da tabela IPVA para veículos novos e usados?

Aprenda como calcular IPVA de carro

IPVA: saiba como calcular e quando pagar

Implicações do IPVA atrasado

A primeira implicação de pagar o IPVA atrasado é a perda do desconto no imposto. Os consumidores que optam por efetuar o pagamento da obrigação à vista no primeiro mês, sem recorrer ao parcelamento, ganham abatimentos que variam entre 3% e 8% no valor do tributo, a depender do estado.

Apesar dos descontos no pagamento do IPVA à vista serem pequenos, as alíquotas são maiores do que as das aplicações de renda fixa, por exemplo. Essa característica torna o pagamento com desconto indicado para o consumidor que quer economizar.

Entre outras implicações do não pagamento do tributo, estão multas e o risco de apreensão do veículo. O IPVA em atraso impede, por exemplo, que o carro seja licenciado, levando o proprietário pego em uma blitz a ter o veículo recolhido e ainda perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito.

Nesse caso, para ter o carro liberado, o proprietário precisará regularizar a situação do IPVA, com o pagamento de juros, pagar uma multa referente à pendência e também deve considerar nos gastos os dias em que o veículo ficar parado no pátio do Detran.

O não pagamento do IPVA traz outros transtornos para o consumidor. O atraso da cota única ou de qualquer uma das parcelas gera automaticamente uma multa que pode chegar a 20% do valor do tributo, além dos juros de mora calculados a partir da taxa Selic.

Os valores das taxas de atraso variam de acordo com o estado do contribuinte. Os seus percentuais podem ser consultados nos sites dos Detrans estaduais.

Assistência em emergências

Se você busca maior cuidado e proteção do seu veículo, precisa conhecer o Vivo Assistência Casa e Auto. Com ele, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta chaveiro e socorro mecânico para seu carro

Já sabe como pagar IPVA atrasado? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro