Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como pagar as contas nos feriados

A- A+

A Páscoa está se aproximando e, com ela, a Sexta-feira Santa. Em 2016, esse feriado cai no dia 27 de março. É comum que, em semanas com folgas emendadas ao fim de semana, especialmente quando eles caem no final de um mês, surja a dúvida: como pagar as contas cuja data de vencimento é justamente no feriado?

Se os bancos e lotéricas não abrem nos feriados, assim como nos finais de semana, não é possível quitar os compromissos financeiros no caixa das agências. Mas essa está longe de ser a única opção.

Mulher sabe como pagar as contas na internet

No computador ou celular, internet banking leva praticidade às operações bancárias. Foto: iStock, Getty Images

Contas não precisam ser pagas no feriado

Antes de entender como pagar as contas em outros canais que não no atendimento do banco, é importante lembrar que, quando uma conta tem o vencimento em um feriado ou fim de semana, de acordo com o artigo 1º da Lei 7089/83, não podem ser cobrados juros. Assim, o compromisso pode ser quitado no primeiro dia útil seguinte, sem prejuízos ao pagador.

Se o pagamento for realizado no segundo dia útil seguinte, por exemplo, não é permitida a cobrança de juros retroativos – a não ser que isso esteja previsto em contrato com o consumidor. As regras valem inclusive para lojas que abrem no feriado ou fim de semana.

Mesmo assim, você pode querer realizar o pagamento no feriado, seja em casos que a conta já está atrasada (e, portanto, poderão ser cobrados juros e multa referentes ao dia) ou por você não ter tempo de pagá-la no dia útil seguinte. Nesses casos, convém conhecer as alternativas.

Como pagar as contas em feriados

Há como pagar as contas de maneira muito mais prática do que esperando em longas filas dentro das agências bancárias. Confira as opções que você possui:

Caixa eletrônico

Se você tem um boleto com código de barras, basta encontrar um terminal do seu banco e ir na opção de pagamento de contas. Geralmente, há as opções “luz, água, telefone, gás”, “títulos” ou “cartão de crédito”. Caso não seja possível ler o código de barras (devido à má impressão ou condição do papel), ou ele não constar no boleto, procure pelo número do código (46 algarismos, divididos em quatro blocos).

Internet banking

Atualmente, é possível realizar praticamente todas as operações cotidianas de banco no computador, com muita segurança e praticidade, no conforto do lar, sem enfrentar filas. Cada banco tem o seu sistema de segurança específico, então, se você nunca usou o internet banking, informe-se sobre como proceder.

Na plataforma, você acessa a opção de pagamento de conta e digita o número do código de barras. Depois disso, você certamente passará a usar o computador para pagar todas as contas, estejam elas vencendo em um feriado ou não.

Mobile banking

É ainda mais fácil que o internet banking, porque você pode fazer tudo no seu celular. Basta baixar o aplicativo do seu banco e respeitar todas as exigências de segurança. Geralmente, os apps para celular são ainda mais seguros do que os sistemas acessados pelo computador.

Débito Direto Autorizado (DDA)

Com o DDA, você cadastra determinada conta fixa mensal e deixará de receber os boletos. Bastará entrar nos canais eletrônicos de pagamento (caixa eletrônico, internet ou mobile baking) e autorizar o pagamento referente ao mês atual. A diferença para os métodos anteriores é que não é preciso digitar o código de barras, simplificando o processo.

Débito automático

Você pode cadastrar o pagamento de contas das concessionárias (água, luz, telefone e gás) para que sejam descontadas automaticamente da sua conta corrente em cada mês. Assim, você não precisa mais se preocupar em cumprir os prazos. O único problema é que, no caso de uma cobrança indevida, você precisará pedir estorno.

Agora que você já conhece as alternativas, é só se programar e evitar juros e multas de contas atrasadas.

Você vai se interessar por:

Pague suas contas com praticidade

Se você quer pagar as contas de uma forma prática e dentro do seu limite financeiro, o Vivo Zuum é uma excelente opção. Trata-se de uma conta corrente inteiramente gerenciável por celular, que permite o pagamento de boletos, transferências e recargas de celular. Se preferir adquirir o Cartão Vivo Zuum, você ainda pode fazer saques e compras no débito.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Aprendeu como pagar as contas sem ir ao banco? Se você gosta de dicas financeiras, cadastre-se e receba nossa newsletter.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
quando vale a pena comprar título de capitalização
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria