Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como não pagar juros de cartão de crédito

A- A+

Desde 1995, as tarifas do cartão não estavam tão altas. Segundo levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), o índice foi de 447,44% ao ano (15,22% ao mês) em junho. Este é o 21º mês seguido de elevações. Com números tão altos, a saída é tentar, ao máximo não arcar com essa despesa. Mas como não pagar juros de cartão de crédito?

O segredo é saber usar essa ferramenta de forma responsável. Quando bem utilizada, ela é uma excelente forma de pagamento que oferece vantagens como milhas e um maior planejamento financeiro para pagar as compras. No entanto, se mal administrada, ela pode causar sérios danos à saúde financeira, originando um círculo vicioso.

como não pagar juros de cartão de credito

Atrasar o pagamento do cartão pode gerar o efeito “bola de neve” nas finanças pessoais. Foto: iStock, Getty Images

Como não pagar juros de cartão de crédito

O real problema está na ausência de educação financeira. Para que se possa ter uma utilização responsável e consciente, e não precisar pagar juros de cartão de crédito, o Vivo Seu dinheiro separou algumas dicas para você. As orientações são do educador financeiro Reinaldo Domingos.

  • O limite do cartão de crédito não deva ultrapassar 50% do salário ou ganho mensal, o que evitará gastar mais do que se recebe;
  • Não pague a parcela mínima, as altas taxas de juros cobradas acabam levando a pessoa à inadimplência. Caso não consiga pagar a parcela total, procure outra linha de crédito que não ultrapasse 2,5% ao mês;
  • Nunca empreste o cartão de crédito à outra pessoa, mesmo que seja conhecida;
  • Se tiver apenas um ganho mensal, tenha apenas um cartão de crédito. Caso receba semanalmente, poderá ter até três cartões, para os dias 10, 20 e 30. Com isso, poderá comprar seis dias antes do vencimento de cada um deles, ganhando 36 dias para pagamento.
  • Ao fazer parcelas fixas, é preciso ter consciência que está comprometendo os meses futuros do seu orçamento;
  • Sempre que possível, compre à vista e peça desconto. Caso não haja juros no parcelamento e orçamento estiver apertado, essa também pode ser uma opção, desde que bem avaliada.
  • O cartão utilizado sem consciência promove compras por impulso. Por isso, cuidado. É preciso ter responsabilidade na hora de consumir. Sempre pergunte se realmente precisa disso, se tem dinheiro para comprar e se tem como pagar a fatura total do cartão no seu vencimento.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, entendeu como não pagar juros de cartão de crédito? Comente.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito