Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como montar uma poupança para o filho

A- A+

Garantir um futuro melhor para os filhos é a principal preocupação de quem é pai ou mãe. Uma das maneiras de fazer isso é abrindo uma poupança para o filho, Assim, quando adulto, ele pode pagar a faculdade, fazer um intercâmbio, comprar o primeiro carro ou quem sabe até usar esse dinheiro como entrada na compra de um apartamento.

Abrir uma poupança para o filho quando ele ainda é criança é a melhor alternativa. Segundo a educadora financeira Daniela Dorneles, os pais devem definir uma regra em relação ao valor e à frequência dos depósitos.

poupanca-para-filho

É importante avaliar as diversas opções de investimentos disponíveis. Foto: iStock, by Getty Images

O ideal é efetuar depósitos mensais e determinar um valor mínimo fixo a ser depositado. O valor deve ser bem planejado e incluído no orçamento familiar, a fim de assegurar que os depósitos mensais não farão falta para pagar as contas do mês.

Caderneta é segura para fazer poupança para o filho

Para quem não gosta de correr riscos e não tem grandes montantes para investir, a caderneta de poupança é a opção mais indicada. Em média, o rendimento da poupança é de 6% ao ano.

“A caderneta de poupança é o investimento mais conservador e popular do Brasil. Ela tem como vantagens a liquidez imediata, a possibilidade de retirada do dinheiro a qualquer hora, é uma aplicação de baixo risco, tem isenção de imposto de renda para pessoas físicas e não tem incidência de taxa de administração”, enumera Daniela.

É importante lembrar que, apesar de o saque ser permitido a qualquer momento, retirar o dinheiro da poupança para o filho antes da data de aniversário da conta prejudica o rendimento do dinheiro.

Previdência privada também é opção

A educadora financeira sugere como alternativa à caderneta um plano de previdência privada, que é uma conta com rendimentos semelhantes aos da poupança, em que você pode depositar um valor mensal e fixar uma data para saque. É uma opção para fazer uma poupança para o filho.

“Os planos de previdência privada são uma opção para quem busca um sistema que proporcione uma renda mensal no futuro. No caso da criança, quando for adulto, ele poderá sacar o montante poupado, ou poderá dar continuidade aos depósitos feitos pelos pais e manter a reserva”, orienta.

Antes de contratar um plano de previdência privada para fazer a poupança do seu filho, você deve pesquisar sobre a instituição financeira, verificar sua credibilidade no mercado, conversar com pessoas da sua confiança que já têm um plano, buscar informações na internet e avaliar qual o tipo de contrato mais adequado às suas necessidades.

Há outras opções de investimentos disponíveis no mercado, sendo que algumas oferecem taxas de rendimento mais altas do que a poupança, mas também podem representar maior risco. É importante avaliar as diversas opções de investimentos disponíveis para então decidir qual a mais indicada para fazer a poupança do seu filho sem comprometer o orçamento familiar.

“Seja qual for o investimento, o importante é pensar no seu futuro e de sua família, ensinando seus filhos a sonharem e pouparem desde cedo para alcançarem o que desejam”, orienta Daniela.

Segurança para sua família

A Vivo, em parceria com a ACE Seguradora, oferece seguros de acidentes pessoais e vida. Além disso, a contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
vale a pena ter seguro
por que a poupança rende tão pouco
o que fazer com as crianças
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde