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por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como montar uma loja virtual e aumente suas vendas

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Com um faturamento de R$ 35,8 bilhões em 2015, de acordo com dados da consultoria e-Bit, o e-commerce chama a atenção de quem deseja alavancar as vendas. Se você já possui ao menos uma unidade física e está pensando em dar os primeiros passos no segmento, entenda como montar uma loja virtual e conheça os principais critérios para ser bem-sucedido.

Ela sabe como montar uma loja virtual

Consumidor na web valoriza aspectos como segurança e funcionalidade do site. Foto: iStock, Getty Images

Como montar uma loja virtual

Para estender o sucesso da sua unidade física para o e-commerce, confira este passo a passo com as principais dicas sobre como montar uma loja virtual:

Planejamento

Para boa parte dos especialistas, a fase do planejamento é a mais importante no processo de construção da loja virtual. Planejar significa definir um nicho de mercado e um público-alvo para, só então, escolher o mix de produtos da loja virtual.

Com base no planejamento inicial, você poderá estimar os custos do projeto, adaptando seu orçamento de acordo com as necessidades. Nessa hora, é fundamental avaliar até que ponto a iniciativa é viável para a sua empresa.

Plataforma de e-commerce

As plataformas de e-commerce se dividem em dois grandes grupos: pagas e gratuitas. Como era de se esperar, as plataformas pagas possuem mais funcionalidades, além de suporte técnico da empresa contratada, enquanto as plataformas gratuitas oferecem menos opções de configuração.

Aqui, a decisão deve levar em conta o tamanho esperado para a loja (em quantidade de produtos e volume de vendas), além de critérios como segurança, flexibilidade, métricas, layout, design e possibilidade de ampliação.

Se você tiver conhecimentos em programação e montagem de websites, talvez consiga criar uma loja virtual gratuita por conta própria, utilizando templates já existentes. Agora, se você é um leigo no assunto, a recomendação é buscar o apoio de programadores ou agências especializadas.

Formas de pagamento

Você já sabe como receberá os pagamentos? Para quem está começando, a recomendação é contratar algum intermediador de pagamentos, como Pagseguro e PayPal. Com eles, é possível oferecer aos clientes diversas opções, como cartões, boleto e débito em conta.

Segurança

A segurança do sistema e do site de e-commerce garantem a confiança do cliente, um fator determinante para a decisão de compra. Na internet, qualquer desconfiança, por menor que seja, pode acabar minando suas chances de vender o produto.

Por isso, é importante contratar um sistema antifraude, principalmente para quem pretende trabalhar sem intermediadores de pagamentos e fazer as transações diretamente com as operadoras de cartão de crédito.

Logística

Por fim, é preciso criar um sistema de logística confiável para evitar uma das maiores dores de cabeças do e-commerce: problemas na entrega dos produtos. Uma experiência de consumo frustrada pode provocar a revolta dos clientes, o que tende a prejudicar a imagem da sua empresa.

As redes sociais, como você sabe, se transformaram em um canal público de reclamação. Em geral, a solução adotada é recorrer aos serviços dos Correios e de transportadoras.

E-commerce cresce no Brasil

Maior mercado de e-commerce da América Latina, o Brasil apresenta crescimento consistente no volume negociado pelo segmento, seguindo uma tendência na região.

Para se ter uma ideia, as vendas realizadas por comércio eletrônico no continente cresceram mais de 4.000% em dez anos. Isso mesmo: o volume negociado passou de US$ 1,6 bilhão, em 2003, para US$ 70 bilhões, em 2013, segundo o Instituto Latinoamericano de Comercio Electrónico.

Além disso, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2014 e divulgada em novembro do ano passado pelo IBGE, 54,4% dos brasileiros têm acesso à internet. Se o seu público vive conectado, a loja virtual pode ser uma boa opção para impulsionar os resultados.

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