Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como montar uma loja de artigos para festa

A- A+

Está pensando em abrir um negócio e fazer parte da incrível indústria do entretenimento infantil? Aprender como montar uma loja de artigos para festa pode ser uma solução bastante interessante. O mercado é promissor, sempre havendo clientes para bons produtos e serviços.

Como montar uma loja de artigos para festa

Com o crescimento das festas infantis, negócio pode ser boa oportunidade de lucrar. Foto: iStock, Getty Images

Artigos para festa: uma ideia rentável

O setor de festas, sobretudo as infantis, não para de crescer. Desde o chá de bebê, passando pelo primeiro aninho e os demais aniversários infantis, todos eventos contam com o colorido dos acessórios descartáveis.

Além da praticidade desses artigos, sai bem mais em conta do que alugar tudo. Assim, os pais buscam todo tipo de pratinhos, copinhos, garfos, facas, sacos de pipoca, guardanapos, bandejas, papel-toalha, canudos, balões, velinhas, serpentinas, confetes e até mesmo sacos de lixo.

O Sebrae estima que a indústria de festas cresce 15% ao ano. Portanto, reunir todos esses produtos em só lugar é uma forma de ganhar dinheiro.

Como montar uma loja de artigos para festa

Quer saber como montar uma loja de artigos para festa e lucrar no seu empreendimento? Confira as seis dicas a seguir:

1. Espaço adequado

Como você vai trabalhar com uma diversidade muito grande de produtos, vai precisar de uma área mínima de 50 metros quadrados. Dependendo da quantidade de itens que pretende oferecer, o espaço poderá ser bem maior. Lembre-se de reservar um espaço para estoque.

Caso prefira investir em uma loja virtual, as exigências são menores. Nessa situação, é preciso de um espaço para depósito e, mais importante ainda, planejar a forma de entrega. É interessante verificar antes os prazos e preços dos Correios para as encomendas de outras cidades.

2. Localização

Não apenas o espaço, mas a localização também é importante. Ter um ponto de fácil acesso ao transporte público, como estações de metrô ou rodoviárias, é fundamental para garantir um bom público na loja. Além disso, é preciso pensar em itens como segurança e limpeza.

3. Aspectos legais

Antes de montar uma loja de artigos para festa, como qualquer ponto comercial, é fundamental fazer um registro na Junta Comercial, na Secretaria da Receita Federal, na Secretaria Estadual da Fazenda, na prefeitura (para obter o alvará), Corpo de Bombeiros e alvará de licença sanitária.

4. Equipamentos

Você vai precisar, basicamente, de gôndolas para expor os produtos, vitrines e balcões expositores para a loja, além de materiais e móveis de escritório, o que inclui computador e impressora.

5. Estoque

Inicialmente, é interessante oferecer uma grande quantidade de produtos. Para todos eles, é preciso ter ao menos um pequeno estoque. Com o passar do tempo, você poderá identificar quais apresentam maior aceitação junto ao público, e selecionar apenas os itens mais vendidos.

6. Funcionários

O número de funcionários dependerá muito do porte da loja e do tipo de trabalho que você pretende desenvolver. Para uma loja simples em um espaço físico pequeno, duas pessoas podem dar conta do recado. Mas se você pretende ter uma área física maior e trabalhar com entregas, por exemplo, certamente precisará de mais mão de obra.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Aprendeu como montar uma loja de artigos para festa? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria