Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como organizar sua planilha de orçamento

A- A+

Manter o controle financeiro em dia pode não ser tarefa fácil, mas há alguns instrumentos que podem ajudar. A planilha de orçamento é um exemplo simples, porém eficiente. Sua principal vantagem é a capacidade de deixar todos os números na sua frente, separados em detalhes.

Planilha de orçamento para download

Uma forma fácil de montar uma planilha é abrir um documento no Excel e criar uma tabela que separe suas receitas dos gastos, tudo em detalhes. Desde o aluguel até as compras na padaria precisam estar presentes. Se você não possui familiaridade com o programa e deseja algo mais prático, não é difícil encontrar opções disponíveis na internet.

Só aqui no Vivo Seu Dinheiro são cinco possibilidades diferentes de planilhas. Para utilizar cada uma delas, basta fazer o download do arquivo e depois editá-lo de acordo com os seus dados. Cada uma com um enfoque diferente, as tabelas permitem fazer o controle das despesas, o diagnóstico das finanças e também planejar suas prioridades. Além da aba que permite inserir os números do seu orçamento, há também um explicação sobre o funcionamento da planilha.

A planilha de orçamento ajuda você a controlar os gastos e conhecer melhor a sua renda.

A planilha de orçamento ajuda você a controlar os gastos, conhecer melhor a sua renda e, como consequência, a economizar. Foto: reprodução

O que anotar na planilha de orçamento

Anotar todas as despesas em uma planilha de orçamento requer disciplina e paciência, por isso é importante anotar os gastos sempre que eles ocorrerem, ou então guardar todos os comprovantes e fazer tudo em uma única vez. A primeira informação importante para montar a tabela é saber qual é a sua renda total. Reserve também um espaço para incluir os pagamentos e compras. O ideal é separá-los por categoria, sejam os fixos ou variáveis.

Está tudo organizado e você já conseguiu visualizar como o seu dinheiro foi empregado? É hora de comparar o total de ganhos com o de gastos, para verificar sua situação financeira e identificar quais custos podem ser cortados. A comparação também deve ser realizada com os resultados dos meses anteriores. Afinal, como explica o educador financeiro Pedro Braggio, só assim as decisões tomadas podem ser baseadas em números reais, que correspondem ao seu orçamento. Do contrário, é bem possível que as impressões não passem de especulações, sem qualquer precisão.

Conta pré-paga para se organizar

Montou um planilha financeira para organizar o orçamento e quer controlar melhor os gastos? Conheça o Vivo Zuum, um serviço que funciona como uma conta-corrente pré-paga no celular. Um dos diferenciais do Vivo Zuum é a possibilidade de realizar o cadastro no serviço sem comprovar renda ou enviar documentação. Também não são cobradas mensalidade ou anuidade.

Alguns serviços exigem o pagamento de tarifas, como é o caso das transferências. No entanto, o valor pago é revertido em bônus para o seu celular Vivo. Como o cartão da conta é recarregável, você só usa o dinheiro que possuir

> Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre planilha de orçamento? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria