Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como lidar com o sócio e manter o crescimento da empresa

A- A+

Você sabe como lidar com o sócio? Às vezes, essa relação não é nada fácil, mas pode vir a ser – não é à toa que se diz por aí que uma sociedade é um casamento. Veja algumas dicas de como tornar este relacionamento mais saudável, de forma a não prejudicar a empresa. É possível, sim, aprender a argumentar sem ferir o outro. 

Antes disso, é importante que a escolha do parceiro para o negócio seja muito bem analisada. Você precisa saber exatamente no que e com quem está se envolvendo profissionalmente. Leve a sério essa dica especialmente se você foi convidado a integrar alguma sociedade. Não deixe o ego atrapalhar o seu discernimento. Avalie com calma e de maneira racional os cenários propostos.

Não há como lidar com o sócio sem transparência

A transparência é outro quesito fundamental neste casamento. Você não pode se sentir constrangido ao querer saber mais sobre o negócio de vocês. Jamais esse sentimento pode atrapalhar o andamento da empresa. As conversas entre os sócios devem ser honestas e verdadeiras, especialmente nos momentos de divergência.

Tenha uma certeza: vocês vão discordar. E isso não precisa ser necessariamente algo negativo. Pelo contrário, uma parceria entre pessoas que pensam de forma diferente só tem a contribuir para o sucesso da empreitada. Então, analise bem os seus argumentos e como expressá-los para que você aprenda na prática como lidar com o sócio.

Acolha os apontamentos do outro e apresente os seus. Escute e se esforce para compreender o que seu sócio está dizendo antes de não concordar e acabar gerando uma discussão. De novo: é como um casamento, você precisa de  paciência, transparência, confiança e capacidade de argumentação.

Outro jeito de pensar sobre esse assunto é trocar de lugar com a outra pessoa. Como você gostaria de ser tratado pelo seu sócio? Exercite esse preceito e você verá que como lidar com o sócio pode ser uma tarefa bem menos árdua ou complicada.

É importante e saudável para este tipo de relação que os investimentos financeiros tenham o mesmo valor. Ou seja, cada sócio contribui com a mesma quantia para que não haja disparidade nem disputa de poder por conta do aporte aplicado.

como lidar com o sócio

Não há como lidar com o sócio sem transparência. Foto: iStock, Getty Images

Comunicação e divisão de responsabilidades

A comunicação é responsável pela maioria dos atritos entre os seres humanos. Não é o que se diz, mas como se diz a mensagem que acaba gerando conflitos. Sendo assim, estipule com seu sócio algumas regras básicas em prol do crescimento da empresa.

Vocês podem, por exemplo, determinar que o que foi acertado será escrito e formalizado. Um bom relacionamento com o sócio inclui ainda registrar quais as responsabilidades de cada parte e ter certeza de que ambos estão com o mesmo volume de trabalho. Confiem um na capacidade do outro.

Desenvolvam o hábito de conversar sobre a empresa regularmente e jamais discutam na presença de outras pessoas. A mensagem dos líderes deve ser a mesma. Definam entre vocês os planos e metas e quando chegarem a um acordo, passem as determinações adiante.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre como lidar com o sócio? Comente.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria