Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como juntar dinheiro rápido e realize seus sonhos

A- A+

Se a organização financeira não é um hábito na sua vida, poupar pode se tornar uma tarefa difícil para você. Mas não é impossível. Com foco, um objetivo claro e uma boa dose de vontade, tem como juntar dinheiro rápido, de forma segura e realizar os seus sonhos.

Se você acha difícil, siga a dica da educadora financeira Cíntia Senna: com pequenas mudanças nos hábitos, o projeto fica mais próximo da realidade.

Mulher sabe como juntar dinheiro rápido

Ao mudar hábitos e visualizar um sonho, você poupa com maior velocidade. Foto: iStock, Getty Images

Como juntar dinheiro rápido

Para Cíntia, tudo é possível. Desde que se queira e exista um objetivo para isso, é claro. “Juntar dinheiro não é tarefa difícil, porém requer mudança de hábitos e comportamentos”, indica a especialista.

Segundo ela, poupar para acumular é uma ideia arriscada, pois a quantia economizada acaba ficando pouco significativa e é gasta com mais facilidade.

A educadora diz que é preciso ter em mente que o dinheiro é meio e não finalidade. Por isso, destinos de aplicação dessa quantia são fundamentais. “O risco de juntar uma alta quantia de forma muito rápida é não saber o que fazer com esse recurso e, principalmente, consumir ele todo de forma desordenada, desorientada, sem sentido”, alerta.

Mas como juntar dinheiro rápido? E o que seria rápido para você? Essa noção de velocidade é relativa e depende diretamente da forma como lida com as finanças. Se houve a iniciativa de economizar, mas jamais guardou alguma quantia, iniciar um processo para atingir um determinado valor em seis meses já pode ser considerado rápido.

Por outro lado, aqueles que costumam fazer pequenas economias para realizar sonhos em curto prazo são capazes de disciplinar-se com mais facilidade. Para eles, é possível atingir um objetivo alto em cerca de três  meses. Ter e reter dinheiro são tarefas que necessitam de preparo, adverte Cíntia.

Siga as dicas e junte dinheiro rápido

Para conseguir juntar dinheiro rápido, a educadora financeira reforça a necessidade de se ter plena consciência dos gastos e saber quais são os desperdícios que acontecem no dia dia. Eles existem e precisam ser eliminados. Confira as quatro dicas para quem deseja economizar uma boa quantia em pouco tempo:

1. Defina uma meta

O primeiro passo é saber para que você quer juntar dinheiro e por que essa economia precisa ser feita de forma rápida. Definir uma meta torna tudo mais fácil e motivador.

Você deve definir qual é o prazo desse “juntar dinheiro rápido” e analisar se ele se encaixa nas suas condições financeiras. Não adianta você estipular limites que fogem da realidade e acabar se frustrando. A definição deve ser desafiadora, mas possível.

2. Analise seus gastos

Faça uma análise, um diagnóstico de seu consumo diário e mensal, para que possa entender e ver onde há itens e gastos que podem ser eliminados, diminuídos ou ainda mantidos.

3. Use os sonhos como motivação

Além do objetivo que você deseja alcançar com essa economia rápida, que é de curto prazo, defina mais dois sonhos. Um de médio, para ser realizado em até 10 anos, e outro de longo prazo, para mais de 10 anos. Isso ajuda a manter o hábito de poupar.

4. Invista

Não adianta passar seis meses economizando dinheiro para um sonho e, ao final desse prazo, não dar a devida destinação ao valor. Pesquise quais são as melhores formas de investir nesse projeto e dê início à realização dos seus planos.

Você vai se interessar por:

Organize suas finanças

Para aprender a controlar as contas do lar, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você recebe mensagens e participa de jogos que lhe ajudam a controlar seus gastos, poupar e investir. E você ainda participa de sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Viu como juntar dinheiro rápido é possível? Conte sua experiência nos comentários!

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
como aprender com erros de finanças
sonho de consumo