Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como investir em NTN-B, as Notas do Tesouro Nacional

A- A+

O Tesouro Nacional é um programa de Governo Federal que oferece a comercialização de títulos públicos para investimento. Ou seja, funciona como um empréstimo que você faz ao país e, em troca, recebe o valor investido com o acréscimo de uma margem de lucro. Entre as modalidades oferecidas estão as Notas do Tesouro Nacional – série B (NTN-B).

Como se trata de uma aplicação realizada através da internet e com valores que iniciam na faixa dos R$30, é uma alternativa para quem deseja iniciar no universo dos investimentos, mas sem correr o risco de ver o seu patrimônio diminuir por conta de uma aposta errada.

Como funciona a NTN-B

Assim como qualquer outra título do Tesouro Direto, a NTN-B também é comercializada através da internet. Para iniciar o seu cadastro, basta ter um CPF e uma conta corrente. O próximo passo é escolher um banco ou uma corretora para ser o seu agente de custódia, que vai ser responsável por intermediar suas transações.
Depois, basta analisar os títulos disponíveis para a venda e escolher as modalidades que mais se adequam aos seus objetivos. No caso da NTN-B, atualmente nomeado como Tesouro IPCA+, o fundador do General Investidor, Bruno Papi, explica que o contrato funciona com uma data de vencimento que varia de acordo com o índice da inflação do período em que o investidor manteve o título.
“É acrescida também uma taxa fixa. Tanto essa taxa de rendimento fixa, que será somada ao IPCA, quanto a data de vencimento, podem ser consultadas no momento da escolha de compra do título”, destaca Papi. Embora a NTN-B tenha longo prazo de aplicação o resgate do dinheiro pode ser feito ao longo do período de investimento.
Uma vantagem de apostar no Tesouro Direto é a possibilidade de investir diretamente do seu computador. Foto: iStock, Getty Images

Uma vantagem de apostar no Tesouro Direto é a possibilidade de investir diretamente do seu computador. Foto: iStock, Getty Images

Quando apostar na NTN-B

Como se trata de uma modalidade em renda fixa, que garante segurança ao investidor, a NTN-B é indicada para quem deseja fazer aplicações mais modestas com o dinheiro que está sobrando, mas está disposto a esperar durante longo prazo. Para quem permanece com o título até a data final, a rentabilidade é garantida.
Para Papi, uma das maiores vantagens dessa opção é que ela é pós-fixada e atrelada ao IPCA, o que permite que você se proteja da flutuação inflacionária do período e mantenha o seu poder de compra. Com o cenário atual de juros em alta, é um investimento indicado pelos especialistas.

Tarifas em bônus

Para quem é acostumado com investimentos e realizar transações nas instituições financeiras, as taxas cobradas nas operações podem consumir mais recursos do que você imagina. Uma forma de economizar em tarifas bancárias é fazendo a sua conversão em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Você também está pensando em investir em títulos NTN-B? Comente!

Empréstimo ou financiamento
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote