Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como guardar cartão da forma certa para que ele dure mais tempo

A- A+

Para ir à padaria buscar pão fresquinho, ao supermercado comprar materiais de limpeza, ao pedir pizza em casa ou mesmo ao shopping para parcelar as roupas novas.  Cada vez mais lugares aceitam cartões de crédito e de débito como forma de pagamento. Mas como você faz para guardar cartão de débito ou crédito? Você cuida bem deles?

Segundo pesquisa do Serviços de Proteção ao Crédito, o SPC, um em cada dez brasileiros possui mais de quatro cartões de crédito. Os dados ainda mostram que 83% dos consumidores citaram o cartão de crédito como a modalidade mais usada. Mas por que precisamos tomar cuidado para guardar cartão? Será que há algum risco de dano?

guardar-cartão

Ter seu cartão danificado pode trazer dor de cabeça. Foto: iStock, by Getty Images

Por serem magnetizados e feitos de PVC, eles necessitam de alguns cuidados para serem preservados e terem uma vida útil mais longa. Se bem cuidados, você evita que os cartões deixem você na mão no momento em que mais precisa deles.

8 dicas de como guardar cartão e fazer com que ele dure mais

  • Não deixe seu cartão próximo ao fogão enquanto você cozinha, nem mesmo a outros eletrodomésticos que transmitam calor excessivo. A proximidade pode fazer com que ele seja desmagnetizado.
  • Se ao sair de casa estiver chovendo, evite levar o cartão na mão, pois a água também pode provocar danos.
  • Reserve um espaço específico para ele na bolsa, em vez de deixá-lo junto com outros objetos como moedas, por exemplo. O contato com elas podem riscar as tarjas magnéticas.
  • Na carteira, prefira deixar um cartão longe do outro, pois suas cargas magnéticas podem ser comprometidas.
  • Cartão de crédito não é brinquedo. Não deixe que seus filhos amassem, dobrem e nem colem adesivos nele.  Essas ações podem causar danos irreversíveis.
  • Não mexa nele com as mãos sujas, em especial se elas estiverem oleosas.
  • Nunca utilize materiais químicos (detergente, sabão, álcool) para fazer a limpeza. Caso necessite remover alguma sujeira que comprometa o seu uso, aplique um pouco de água em temperatura ambiente.
  • Para proteger o cartão também vale usar uma capa plástica

Quando bem cuidado, um cartão pode durar até 10 anos. Lembre-se que ao comprometer o seu funcionamento, para a solicitação de um novo, provavelmente haverá a cobrança de uma taxa. Além do valor a ser pago, ainda há o inconveniente de ficar sem o seu cartão e deixar de aproveitar as facilidades que ele oferece.

Transforme tarifas em bônus

Uma forma de economizar em tarifas bancárias e na anuidade do cartão é convertendo essas taxas em bônus para celular. O Conta Bônus, da Vivo, converte o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão. Saiba mais:

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas de como guardar o cartão? Deixe seu comentário.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade