Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como funciona o pagamento de conta pela internet

A- A+

Fazer o pagamento de conta pela internet é alternativa para quem deseja economizar o tempo gasto em filas e garantir mais praticidade para o dia a dia. Mas para que o recurso funcione, é preciso tomar alguns cuidados.

Embora a maioria dos bancos libere a consulta de saldo e a verificação de extrato apenas com cadastro feito na internet, a movimentação de dinheiro costuma exigir também a ida até um caixa eletrônico para liberação.

Pagamento de conta pela internet é alternativa para quem deseja economizar o tempo.

Horário para pagar contas costuma ser diferente dos demais serviços bancários na web. Foto: Shutterstock

Pagamento de conta pela internet em 4 bancos

A maioria dos bancos disponibiliza aplicativos e internet banking que funciona 24 horas por dia. Para o pagamento de conta, porém, o mais comum é que exista um limite de compensação. Para não errar, confira o esquema de funcionamento de quatro dos principais bancos do país.

Banco do Brasil

Horário para pagamento no mesmo dia: das 6 às 22 horas.

Cadastro: é preciso registrar no caixa eletrônico uma senha para a internet e smartphone e outra para telefone.

Caixa Econômica Federal

Horário para pagamento no mesmo dia: das 7 às 21 horas.

Cadastro: é preciso ter uma assinatura eletrônica, que pode ser feita pela internet e desbloqueada em um caixa eletrônico.

HSBC

Horário para pagamentos no mesmo dia: da zero às 21 horas para boletos e 24 horas por dia para contas de água, luz, telefone, gás e fatura do cartão de crédito.

Cadastro: o cliente deve ir até uma agência e cadastrar senha específica.

Itaú

Horário para pagamentos no mesmo dia: da zero às 23 horas para boletos e 24 horas para contas de água, luz, telefone, gás e tributos que tenham código de barras.

Cadastro: é preciso fazer o cadastro do iToken, tecnologia que gera códigos aleatórios de acesso.

Segurança no pagamento de conta online

Mesmo que o pagamento de conta pela internet e celular já seja alternativa comum, ainda há quem fique com receio de movimentar o dinheiro fora do banco e correr riscos de segurança.

Para não ter problemas, a primeira dica é ter cuidado com a maneira como você acessa a página do banco. Não são raras as mensagens enviadas para o seu e-mail são falsas.

O objetivo é induzir o usuário ao erro, levando-o a clicar em um link que o direciona para outra página. É nessa nova tela que você pode colocar em risco seus dados pessoais e da sua conta bancária.

Outro cuidado é evitar o uso de computadores compartilhados, como de lan houses e bibliotecas, para acessar a sua conta. Quanto menor o número de máquinas em que o internet banking é usado, menores também são as chances de problemas.

Você vai se interessar por:

Pagar contas com o cartão de crédito: vantagens e desvantagens

Saiba por que é melhor pagar as contas antes do vencimento

Scam, phishing e spam: como driblar ameaças virtuais

Organize suas finanças

Para aprender a controlar as contas do lar, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você recebe mensagens e participa de jogos que lhe ajudam a controlar seus gastos, poupar e investir. E você ainda participa de sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Gostou das dicas de pagamento de conta pela internet? Compartilhe!

Como ter uma boa qualidade de vida
Quem inventou o cartão de crédito
Usando o cheque como instrumento de crédito
Usaram meu cartão de crédito
Ela sabe como usar o cartão de crédito a seu favor
Ônibus aceita cartão bancário