Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como funciona o IOF cartão de crédito

A- A+

Qualquer usuário de cartão de crédito sabe que há diversos encargos financeiros para que se possa fazer uso desse serviço. No entanto, se você pegar a sua fatura, provavelmente não virá especificado o percentual de IOF cartão de crédito. A informação mais “visível” é o Custo Efetivo Total (CET), que engloba essa e outras taxas.

IOF cartão de crédito é maior crédito rotativo

Ainda que não apareça com clareza, o IOF cartão de crédito para uma compra paga em dia pode não ser um valor exorbitante. Porém, em janeiro desse ano, um decreto publicado no Diário Oficial da União dobrou o IOF para as operações de crédito em geral, incluindo o rotativo do cartão. A taxa, antes de 1,5%, passou para 3%.

Se você está se perguntando o que é o juros rotativo do cartão, é fácil de explicar. Sabe aquela proposta de pagamento do valor mínimo da parcela? Se você aceitá-la, está aderindo ao sistema do rotativo do cartão.

IOF-cartao-de-credito

Usuários de cartão de crédito sabem que há diversos encargos financeiros. Foto: iStock, by Getty Images

Na prática, você está fazendo um financiamento. E todos os financiamentos, desde janeiro, estão mais caros. Isso inclui também a compra de carros, seguros, câmbio, cheque especial e empréstimo pessoal, entre outros.

Encontre o IOF cartão de crédito na sua fatura

Se você fizer um cálculo rápido, vai perceber que o IOF não chega a 1% do valor total da fatura. Por isso, é melhor cuidar para pagar a fatura em dia e evitar o pagamento mínimo. Com o aumento do IOF cartão de crédito, ficar endividado está bem mais difícil.

Antes de optar por um cartão, é preciso verificar todas as taxas. Não apenas o IOF cartão de crédito, mas tudo o que está incluído no CET. Esse custo é que engloba todos os encargos e pedir explicações sobre isso é a chave para fazer a melhor escolha.

Cartão de crédito com benefícios

Em parceria com dois bancos, os Cartões de Crédito Vivo oferecem vantagens que vão muito além das suas compras. Clientes Vivo Pré e Controle podem somar pontos que serão revertidos em bônus para falar mais.

Já clientes Vivo Pós somam pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza, que poderão revertidos em descontos para diversas opções de cultura e lazer, além descontos em compras na rede de estabelecimentos parceiros.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas de IOF cartão de crédito? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito