Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como funciona o depósito com envelope

A- A+

Com a correria do dia a dia, ninguém mais tem tempo a perder em filas de bancos, seja para fazer um depósito ou pagar a conta de água ou luz. Todo mundo sabe que os depósitos em dinheiro, feitos diretamente nos caixas, são creditados imediatamente, o que faz com que esta opção seja a mais adequada para quem tem pressa em fazer o dinheiro aparecer na conta.

Mas, para os casos em que não há tanta urgência, uma das facilidades oferecidas pelas redes bancárias é a possibilidade de fazer depósito com envelope diretamente nos caixas eletrônicos. Quando os depósitos são feitos até o fim do expediente bancário (em geral, 16h), o valor é creditado na conta destino no mesmo dia. Já nos casos em que os depósitos são efetuados à noite ou em sábados, domingos e feriados, o dinheiro só aparece como disponível na conta durante o próximo expediente bancário – até que isso aconteça, os extratos apontarão o valor como pendente. Em razão do tempo necessário para a compensação de cheques, os depósitos deste gênero podem demorar até 48 horas para que o valor esteja disponível.

deposito-com-envelope

Existem limites de valor e de cédulas a serem depositados. Foto: iStock, by Getty Images

Em cada banco, é fundamental observar as instruções dos envelopes

Fornecidos pelos próprios bancos, os envelopes necessários para a realização do depósito com envelope permanecem nos setores de auto-atendimento das agências e dos postos bancários. Os modelos para depósito em dinheiro ou em cheque são diferentes. Para facilitar a tarefa dos depositantes, as instituições financeiras costumam informar, nos próprios envelopes, os procedimentos corretos para o preenchimento dos dados necessários.

Você vai se interessar por:
Veja as vantagens de manter aplicações na conta bancária
Veja como descobrir quais são os investimentos de melhor rendimento
Banco Central: veja 3 ferramentas para ajudar na organização financeira

Em geral, não há grande dificuldade. Embora possam variar um pouco de acordo com a instituição bancária, os passos a serem seguidos costumam ser muito simples. Para efetuar um depósito em envelope, é preciso informar os números da conta (e dígito) e da agência do destinatário, além do valor depositado e um telefone de contato do depositante.

Antes de fazer um depósito com envelope, digite e confira os dados na tela

Após preencher corretamente o envelope, será preciso digitar alguns dados no caixa eletrônico, antes de introduzir o invólucro na área de entrada de envelopes do terminal. Assim que o depositante digita os dados no terminal eletrônico, a tela indica o nome e a conta do titular, oferecendo a opção de confirmar ou corrigir os dados. Se houver algum erro, pode-se redigitar as informações. Mas, se tudo estiver certo, basta confirmar na tela, depositar o envelope e aguardar a impressão do comprovante.

Fique atento a um detalhe. Da mesma forma que os prazos de compensação diferentes, os depósitos em cheque têm outra peculiaridade: como nesses casos existe a possibilidade de os valores serem quebrados, os depositantes têm de informar o valor completo do depósito, incluindo os centavos.

Fique atento aos limites máximos de valor e de cédulas

Uma questão fundamental precisa ser observada por quem faz um depósito com envelope: os limites de valor e de cédulas a serem depositados. Por isso, é essencial ficar atento às instruções impressas nos envelopes. Cada instituição determina as cifras máximas para depósitos em cheques e em dinheiro. Da mesma forma, o número de cédulas não pode ultrapassar determinadas quantidades. Em geral, o total de cédulas ou cheques não pode ser superior a 50 por envelope. Outra informação básica: nesses depósitos, não é possível incluir moedas.

Gostou das dicas de depósito com envelope? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade