Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como funciona o boleto DDA

A- A+

O Débito Direto Autorizado (DDA) foi criado em 2009, pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A inovação funciona como um sistema que permite que o cliente receba em meio eletrônico todos os boletos de cobrança, antes emitidos em papel.

No chamado boleto DDA, a conta pode ser visualizada em terminais de auto-atendimento, pela internet ou smartphone. O sistema está disponível tanto para clientes pessoa física quanto pessoa jurídica.

Procedimento de adesão ao boleto DDA

Para poder fazer uso do sistema do boleto DDA, o consumidor deve fazer cadastro como sacado eletrônico nos bancos em que possui relacionamento e quer contar com essa facilidade.

Você vai se interessar por:
Entenda o que é cedente e sacado no boleto além dos demais campos
É título ou convênio? Entenda a diferença entre contas
Como pagar boleto bancário depois do vencimento
Entenda como é o cálculo dos juros de mora de boletos

A partir do cadastramento, os bancos cedentes das cobranças verificam se o cliente é um sacado eletrônico e geram fatura eletrônica via sistema. O sistema armazena todos os boletos DDA. O banco sacado consulta no sistema os títulos dos seus clientes e os apresenta nos diversos canais disponíveis (aplicativo, internet banking, caixa eletrônico).

seudinheiro-boleto-dda

O pagamento da fatura eletrônica pode ser realizada por vários meios. Foto: iStock, by Getty Images

Em seguida, o cliente visualiza o boleto DDA e pode pagá-lo na hora ou agendá-lo. Todos os tipos de pagamento via boleto podem ser realizados por meio do sistema de Débito Direto Autorizado: mensalidades de escolas, planos de saúde, condomínios, prestações de lojas, financiamentos de casas e veículos, contas de água, energia elétrica, telefone etc.

Para facilitar ainda mais a vida dos clientes, algumas instituições bancárias não apenas deixam os boletos disponíveis para visualização, mas ainda enviam alertas e aviso sobre novos boletos e cobranças com data de pagamento próxima.

Vantagens do boleto DDA

Uma das razões da criação do sistema DDA foi a troca da emissão de boletos de papel pelo boleto DDA, emitido eletronicamente. O objetivo da troca pela Febraban foi reduzir em até 40% a emissão de boletos pelo meio tradicional, via correios, tornando o pagamento das faturas mais prático e econômico. Uma medida que tem contribuído para a preservação do meio ambiente graças à redução do desperdício de papel.

Entre outras vantagens do processo estão a redução do contingente de clientes nas agências, já que o pagamento da fatura eletrônica pode ser realizada por vários meios, e uma maior segurança na entrega da cobrança, que não corre risco de ser extraviada.

O não manuseio de boletos também permite outros benefícios ao consumidor: agilidade, já que as cobranças chegam para o sacado eletrônico em até um dia útil; praticidade, já que não é preciso digitar os dados da cobrança, ou seja, a linha digitável com mais de 40 algarismos, o que pode gerar confusão; e controle, já que o consumidor pode visualizar todas as cobranças registradas em seu nome.

O boleto DDA também representa uma modernização do sistema de pagamentos, que passa a ser integrado, simplificando o processo de recebimentos e pagamentos das empresas.

Vale lembrar que o DDA não é uma modalidade de débito automático. O fato dos boletos estarem registrados no sistema DDA não implica dizer que eles serão debitados automaticamente na conta do cliente. O próprio cliente deve efetuar o pagamento ou agendamento deste por meio dos canais disponíveis.

Tarifas em bônus

Uma forma de economizar em tarifas bancárias é convertendo essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até sete dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas de boleto DDA? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

quando vale a pena comprar título de capitalização
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho