Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como funciona a garantia estendida para celular

A- A+

Com o aumento progressivo na venda de bens duráveis como smartphones e tablets, começa a se fortalecer no mercado um tipo de garantia para esse tipo de produto. A garantia estendida é um tipo de serviço que garante cobertura contra após o fim da garantia básica oferecida pelas empresas que produzem os aparelhos.

A cobertura da garantia estendida

Todos os produtos que você adquire possuem um prazo de garantia obrigatório por lei. Qualquer dano que o aparelho sofra e que não seja configurado como mau uso deve ser coberto pela empresa em um prazo de até 90 dias depois da compra. Boa parte das marcas estipula uma garantia contratual com limite de um ano. A garantia estendida é quando você paga um valor extra para ter cobertura por mais tempo.

garantia-estendida

Aumento progressivo na venda de bens duráveis como smartphones e tablets. Foto: iStock, by Getty Images

Nem todos os contratos de garantia estendida cobrem os mesmos tipos de danos, mesmo que eles estejam entre os mais comuns. Uma pesquisa do Clube Pitzi aponta que as quedas com quebra de tela compõem 76% do total de acidentes com smartphones, sendo que a imersão em água está em segundo lugar.

Mas a maioria dos contratos de garantia estendida não cobrem acidentes com água, por exemplo. É por isso que o Procon indica que você leia com bastante atenção as cláusulas do contrato, para ter certeza de que o serviço que você escolher será suficientemente benéfico para você. Se as chances de que o seu celular caia na água são grandes, procure um serviço que cubra esse tipo de acidente.

Já os danos como quebra de tela ou falhas eletrônicas, que impedem o funcionamento do aparelho, geralmente são avaliadas pela empresa antes da reposição ou conserto do aparelho. As seguradoras procuram reparar os danos sempre que possível. Em casos extremos, é realizada a reposição do aparelho por um de modelo igual ou semelhante, mas apenas quando o dano não foi causado por mau uso.

As vantagens da garantia estendida

A garantia estendida é uma segurança a mais. É natural que, nos primeiros meses, você tenha mais cuidado com o aparelho. Quando o tempo passa, os riscos de que aconteça um acidente aumentam. É por isso que esse tipo de garantia é vantajoso. Como ele estende o período de cobertura, você estará protegido dos prejuízos no período em que os acidentes são mais comuns.

A mesma pesquisa do Clube Pitzi mostra que 25,6% dos telefones apresentam falhas técnicas nos primeiros dois anos, período em que a garantia estendida está ativa na maioria dos telefones para os quais é contratada. Dessa forma, ela se torna ainda mais vantajosa do ponto de vista financeiro, ao passo que, mesmo que você não cause nenhum acidente com o aparelho, ele ainda pode apresentar falhas técnicas sem causar preocupações.

Proteção para o seu celular

Além de contratar uma garantia estendida para o seu aparelho, você também pode contar um seguro para seu smartphone ou tablet. O Vivo Multiproteção Celular cobre tanto os sinistros com furto, quanto os acidentais. A faixa de preço do aparelho é o que determina o valor que será pago mensalmente. Essa divisão garante a cobertura integral dos custos em caso de dano, com a vantagem de que a mensalidade pode ser paga através da fatura do celular.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Gostou das dicas para garantia estendida? Compartilhe!

queda do dólar
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
como lidar com a avareza
o que é a lei de diretrizes orçamentárias