Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como ficar rico? Confira erros e acertos

A- A+

Vamos combinar: se para melhorar de vida bastasse apenas seguir algumas dicas de como ficar rico buscadas no Google, todo mundo estaria escalando montanhas de dinheiro, como o Tio Patinhas das histórias de Walt Disney. Mas a verdade é que algumas medidas e ações podem ajudar qualquer um a melhorar de vida – o que pode não significar uma súbita mudança para Miami ou Punta Del Este, mas possivelmente uma transformação no nível de vida e um salto no saldo da conta bancária.

Na caminhada em busca do primeiro milhão de reais, há alguns erros imperdoáveis, na opinião do empreendedor americano Grant Cardone, que conseguiu tornar-se milionário antes dos 30 anos.

Por outro lado, o milionário e coaching Tony Robbins indica alguns passos a serem seguidos em busca de uma conta bancária com muitas casas decimais. As dicas fazem parte do livro, Money: Master The Game (Dinheiro: Domine o Jogo). Saiba, a seguir, os principais erros e acertos sobre como ficar rico.

como ficar rico: mulher morena comemora, sob chuva de notas de dólares

Atenção e cuidados são os segredos para enriquecer. Foto: iStock, by Getty Images

Como ficar rico: o que fazer (segundo Tony Robbins)

1) Poupar mais – Esta é uma “estratégia efetiva para multiplicar seu dinheiro”, conta Tony Robbins. Além disso, o dinheiro poupado precisa ser investido de forma inteligente.

2) Pedir um aumento ou ampliar os ganhos de alguma forma – Para o autor, ganhar mais é uma das formas de poupar mais. Então, se você acha que está em uma empresa e em um cargo que demanda todas as suas habilidades profissionais, é hora de avaliar se o que recebe é justo. “É hora de pedir um aumento?”, questiona Robbins.

3) Reduzir gastos desnecessários – Uma forma de reduzir custos fixos desnecessários é pesquisar as melhores taxas de bancos e os menores impostos sobre investimentos. Em casa, pequenas diferenças nas contas de telefone, internet e TV a cabo podem significar enormes diferenças no médio e longo prazo.

4) Estar atento aos investimentos – A dica para os investidores é buscar alternativas com grande potencial de valorização, combinado a menores chances de perdas.

5) Mudar o estilo de vida – Segundo Robbins, “há mudanças menores no estilo de vida que poderiam ajudá-lo a reter dinheiro, como morar em um bairro não tão valorizado, ter um carro mais simples, cozinhar em casa, entre outros”.

Como ficar rico: o que não fazer (segundo Grant Cardone)

1) Procurar conforto – Quem pensa em como ficar rico não deve ficar pensando em uma aposentaria confortável, mas para que se possa fazer o que quiser.

2) Diversificar os negócios – Costuma-se dizer que, se o negócio em uma área for mal, o resultado pode ser atenuado pelos outros setores de investimento. Cardone vai na linha contrária: quem diversifica não se especializa e não prospera.

3) Depender de apenas uma fonte de renda – A ideia é que uma parte dos lucros seja investida em apartamentos e fundos de investimentos, por exemplo.

4) Investir em tendências – Negócios “da moda” são aqueles que surgem e duram pouco. É preferível apostar em uma área consolidada, apesar de menos rentável no curto prazo, do que arriscar em um caminho novo e incerto.

5) Confiar em pessoas sem conhecimento – Mais do que os sentimentos e afetos em relação aos contatos do investidor, o que deve ser considerado são as suas aptidões empresariais. Portanto, só se deve aceitar sugestões e conselhos de quem entende do assunto.

Confira também

Conta pré-paga

Você sabia que a Vivo oferece uma conta pré-paga que funciona via celular? O Vivo Zuum funciona como uma conta corrente com a qual o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos e é isento de anuidade.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas de como ficar rico? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria