Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como fazer uma doação para caridade

A- A+

Poucas coisas na vida proporcionam uma recompensa tão grande quanto ver o sorriso do próximo e saber que aquela felicidade tem alguma relação com você. Quando se faz uma doação, seja de dinheiro, tempo ou afeto, a sensação de bem-estar também é uma recompensa.

São diversas as atividades que você pode desenvolver como voluntário. Foto: iStock, Getty Images

São diversas as atividades que você pode desenvolver como voluntário. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer uma doação em dinheiro

O primeiro passo é escolher a instituição que você deseja ajudar. Muitas delas possuem sites organizados com todas as informações que você precisa para fazer uma doação. Mas, antes de iniciar o processo, é importante conhecer o trabalho realizado e descobrir o destino que será dado ao repasse, por exemplo. Conheça algumas instituições em que as doações podem ser feitas pela internet:

Associação da Medula Óssea (Ameo): fundada em 2002, a Ameo é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) formada por profissionais da área da saúde, voluntários e cuidadores. Seu objetivo é auxiliar na busca por doadores de medula óssea compatíveis para os pacientes que buscam a sua ajuda

–  Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração (ACTC): existente desde 1994, ela atende crianças e adolescentes com cardiopatia grave. Para isso, oferece hospedagem, alimentação e atendimento interdisciplinar para os pacientes que não moram em São Paulo, são beneficiários do Sistema Único de Saúde, e estão em tratamento na cidade

Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus): com as dificuldades existentes para os refugiados, que se encontram em uma situação de vulnerabilidade, surgiu, em 2010, a Adus. ASua missão é promover a inserção social, cultural e econômica dos refugiados no Brasil. Além disso, ajudá-los com os obstáculos políticos e jurídicos.

Essas são apenas três exemplos de instituições que ajudam um público específico e, em geral, necessitam de doações para manter suas atividades. Mas, com uma rápida pesquisa é possível encontrar outras tantas, seja na sua cidade ou espalhadas pelo país.

A doação além do dinheiro

É comum que, ao pensar em doação, a primeira ideia que venha à cabeça seja a de entregar uma quantia de dinheiro ou alimentos para a caridade. Mas doar não é simplesmente procurar uma pessoa necessitada ou alguma instituição e entregar um cheque a ela.

A sua contribuição também pode ocorrer com a dedicação do seu tempo. Através do voluntariado, a sua ajuda acontece no dia a dia das instituições, perto das pessoas. No site da ONG Parceiros Voluntários, por exemplo, é possível encontrar diversos relatos de voluntários que ensinam bordado, auxiliam nas atividades físicas ou simplesmente oferecem conforto e solidariedade.

De acordo com a Parceiros Voluntários, quem quiser ser um colaborador pode realizar qualquer atividade, que pode ir desde o atendimento aos beneficiados pela instituição até a realização de funções administrativas ou de gestão. O principal requisito é a vontade de ajudar.

Cartões de crédito com benefícios

Quer fazer a sua doação pela internet? Com os Cartões de Crédito Vivo você ganha mais praticidade e tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre doação? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito