Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como fazer um planejamento financeiro para casar

A- A+

O casamento é o sonho de muitos casais. Mas para que a festa não vire um pesadelo, é essencial entender como fazer um planejamento financeiro para o evento. Com uma boa preparação, você evita que a vida a dois comece cheia de dívidas.

É essencial entender como fazer um planejamento financeiro para casamento.

Aprenda o passo a passo do planejamento para fazer uma festa de casamento sem dívidas. Foto: Shutterstock

Como fazer um planejamento financeiro: passo a passo

Quer saber como fazer um planejamento financeiro para ter um casamento dos sonhos? Veja o que não pode faltar na organização do evento:

Diagnóstico financeiro

Em primeiro lugar, é bom que os noivos tenham uma conversa franca sobre qual o valor disponível para a realização da festa. Esse será o limite para os gastos com o grande dia.

Mas é preciso já começar a somar o quanto custará a vida após o casamento, com valor de aluguel ou financiamento, transporte, limpeza, enfim, tudo o que for necessário. Assim, pode-se avaliar um parcelamento das despesas.

Planilha para economias

Com a planilha disponibilizada pelo portal Vivo Seu Dinheiro, é possível se preparar para o desafio de um ano (52 semanas) de economias. Baixe e descubra que, com uma boa dose de planejamento financeiro, seus sonhos viram realidade.

Cronograma

Esta é uma ferramenta importante para qualquer tipo de festa. Faça uma planilha com tudo o que precisa e os respectivos valores. Coloque também uma coluna com as datas de pagamento. Assim, você não fica devendo e evita extrapolar nos gastos.

O tempo mínimo para reservar igreja e salão de festas, conforme especialistas, é de um ano. Como noivos, debutantes e outros festeiros de plantão agem com muita antecedência, é melhor entrar no ritmo para garantir o aluguel dos espaços.

Assessoria

Caso pretenda contratar os serviços de uma assessoria de casamentos, faça isso assim que definir o local. Esses profissionais geralmente ajudam a elaborar um cronograma e a calcular as despesas. Muitas vezes, eles conseguem preços melhores com os fornecedores.

Prioridades

Se o orçamento é limitado, definir prioridades é essencial. Então, pense no que não pode faltar: boa música, comida e bebida. Defina o que quer servir, lembrando que uma variedade menor de pratos sai mais barato e evita desperdícios.

Vestido

O vestido da noiva é uma atração à parte. Mas se tiver poucos recursos, não hesite em alugar. Outra opção interessante e moderna é usar um vestido antigo da família, como o da sua mãe, por exemplo.

Decoração

Este, sem dúvida, é o item mais caro da festa. Para que o preço fique mais em conta, escolha um salão mais bonito, com o piso e paredes bem cuidados. Assim, não haverá necessidade de tantos enfeites e elementos decorativos que custam caro.

DIY

Lembre-se de que, para vários acessórios, você pode apostar no “Do It Yourself” (faça você mesma). Lembrancinhas e artigos de decoração – como porta-guardanapos, móbiles e uma infinidade de mimos – podem ser confeccionados pela própria noiva e madrinhas.

Lista de convidados

Um dos itens mais alterados pelos noivos é a lista de convidados. A todo momento, alguém que não estava na relação é lembrado. Mas isso afeta diretamente os valores finais da festa. Portanto, planeje com calma e não se preocupe se não convidar toda a turma do jardim de infância, ok?

Você vai se interessar por:

Planejamento financeiro com Vivo Zuum

Com o Vivo Zuum, uma conta corrente totalmente gerenciável por celular, você dá conta de suas contas de casamento com tranquilidade e rapidez.  Com alguns cliques, você paga boletos, faz transferências e até recargas de celular.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E aí, gostou das dicas sobre como fazer um planejamento financeiro? Deixe seu comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria