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por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como fazer promoção eficiente em 5 passos

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Quer um fôlego extra para o fluxo de caixa da empresa ou pensa apenas em tornar a sua marca mais conhecida no mercado? Aprender como fazer promoção é uma das melhores maneiras de alcançar esses objetivos. Planejando bem as ações, você conseguirá o impulso extra que deseja para seu negócio.

Vale lembrar que mesmo para uma empresa que esteja dando lucro, com as finanças organizadas e um bom número de clientes fiéis, convém buscar novas maneiras de ampliar o alcance da marca. Afinal, o concorrente está à espreita, louco para roubar aquele cliente que você perdeu por não atualizar seu serviço de acordo com as mudanças da demanda.

Não há como fazer promoção sem descontos

Uma promoção de vendas bem planejada precisa ter uma data para acabar. Foto: iStock, Getty Images

Sites de desconto x promoções próprias

Os sites de compras coletivas parecem ser perfeitos para deixar consumidores e empresários felizes. Ao mesmo tempo que oferecem bons descontos para quem compra, garantem uma quantidade mínima de compradores para quem vende.

Mas nem sempre divulgar os seus produtos nesse tipo de canal é o ideal para o seu negócio. Primeiro porque, para chamar a atenção, às vezes é preciso dar um desconto muito alto, o que traria pouca vantagem financeira para o vendedor.

Pode-se argumentar que pelo menos a marca é vista por mais pessoas, que podem visitar seu estabelecimento e acabar virando clientes. Isso pode acontecer, é claro, mas também é possível que você receba apenas caçadores de desconto, que não vão comprar novamente da sua loja a não ser que haja outro grande desconto.

Além disso, se você utilizar o recurso dos sites de compra coletiva com muita frequência, vários clientes poderão deixar de ver vantagem em pagar o valor cheio pelos produtos. Por essas e outras, a opção mais eficaz ainda é saber como fazer promoção por conta própria, estrategicamente.

Como fazer promoção em 5 passos

Organizar uma promoção por conta própria dá mais trabalho, mas vale a pena. Não sabe por onde começar? Confira o passo a passo abaixo e boa sorte.

1. Defina o objetivo

Acredite: faz diferença definir se o objetivo da campanha é apenas faturar mais dinheiro, eliminar o excesso de estoque, lançar um novo produto ou, então, tornar a marca mais conhecida entre um determinado público-alvo. A primeira coisa que você precisa definir é isso.

2. Planeje bem

A partir dos objetivos que você traçou, comece o planejamento. Quais produtos estarão na promoção? De quanto será o desconto? Ele será progressivo? Aí, vale usar o cálculo do markup para definir um preço mínimo de venda, que não seja nem tão alto a ponto de não chamar a atenção dos consumidores e nem tão baixo a ponto de não dar o retorno financeiro desejado.

Na hora de planejar, também é importante traçar metas e, principalmente, registrar e acompanhar, dia a dia, os resultados da promoção – não apenas de vendas, mas também de contatos prospectados a partir da campanha.

3. Defina um prazo

Não há como fazer promoção sem estipular um prazo para ela acabar. Se ela se estender indefinidamente, muita coisa ruim pode acontecer: o consumidor perde o senso de urgência, sente-se enganado ou, quando a promoção finalmente acaba, encara como um aumento nos preços.

4. Divulgue com eficiência

É importante planejar muito bem a divulgação da promoção, afinal, de nada vai adiantar diminuir os preços se ninguém ficar sabendo. Mas foque no público-alvo que você quer atingir – quanto melhor for essa definição, mais eficaz será a publicidade. Dê uma atenção especial às redes sociais, pois nelas é possível direcionar suas campanhas com muita precisão.

5. Meça os resultados

Terminada a promoção, é hora de avaliar os resultados. Procure medir, além das vendas, a quantidade de visitas que sua loja física ou e-commerce recebeu no período, para saber o que pode melhorar mais: a divulgação ou a conversão. Se você avaliar que a divulgação foi correta e o desconto oferecido foi vantajoso para o cliente, mas mesmo assim o resultado não foi o esperado, o problema pode estar no produto.

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