Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como fazer dinheiro render durante todo o mês

A- A+

Você sabe como fazer dinheiro render até o final do mês? Essa é uma das principais dificuldades dos brasileiros. Segundo pesquisa realizada no início de 2015 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), dois em cada dez consumidores (17%) chegam ao fim do mês sem conseguir pagar as contas em dia.

O estudo ainda mostra que outros 22% até conseguem honrar com seus compromissos financeiros, mas ficam no zero a zero, ou seja, não sobra nenhum centavo para poupança ou investimento. Confira algumas dicas para fazer com que seu dinheiro renda e para que “não sobre mês ao fim do salário”.

O investimento também pode ser uma alternativa de como fazer dinheiro render

Definição de metas específicas é importante estratégia para o seu dinheiro render. Foto: iStock, Getty Images

Saiba como fazer dinheiro render

Caso você faça parte da parcela da população que possui dificuldades em fazer com que o seu salário renda até o final do mês, uma dica simples é poupar parte do que ganha e investir com qualidade esses recursos. Para isso, o educador financeiro Arthur Lemos recomenda que se estabeleça quais são seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo.

Ou seja, uma meta precisa ter uma data precisa para acontecer e um custo associado a ela. No entanto, ela precisa ser clara e específica. “Viajar apenas não vale. É preciso saber qual a cidade e o roteiro”, exemplifica Lemos.

Assim, a partir dessas métricas, é possível determinar qual o nível ideal de poupança mensal para que a realização desses objetivos esteja garantida. Segundo ele, desse modo, é possível administrar a renda para fazer frente a um custo que reflete um padrão de vida que respeita a realização dos nossos grandes propósitos e objetivos.

O investimento também pode ser uma alternativa de quem tenta entender como fazer dinheiro render, caso seu sonho seja a médio e longo prazo. Agora, se o seu objetivo a curto prazo é o pagamento de dívidas, por exemplo, essa saída não é recomendada, mesmo na atual conjuntura com a taxa básica de juros (Selic) a 14,25% ao ano.

“Isso acontece porque a taxa de juros cobrada pelos instrumentos de crédito mais comuns no Brasil são superiores às taxas de remuneração dos principais instrumentos de aplicação financeira, não valendo a pena financeiramente, na maioria das vezes”, explica Lemos.

Você vai se interessar por:

Imóvel financiado pode render dinheiro com aluguel

O que você precisa para saber como investir seu dinheiro

Veja 4 opções de investimento de baixo risco

Gestão financeira ajuda com dívidas

Mesmo se você estiver com o nome sujo, há maneiras eficazes de fazer com que o seu salário renda para pagar suas dívidas. A primeira medida, segundo o educador financeiro, é compreender que isso é passageiro e que, tomando as atitudes corretas, a situação será revertida positivamente.

De forma prática, Lemos elenca quatro passos para que você consiga essa retomada financeira. São eles:

  • Fazer um diagnóstico da sua real situação financeira
  • Estabelecer prioridades
  • Construir um orçamento que vise essas prioridades
  • Começar a poupar parte do salário.

Seguindo essas medidas, você vai entender exatamente a trajetória do seu dinheiro quando ele passa por suas mãos e irá saber anda quanto custam e em quanto tempo essas dívidas precisam ser quitadas.

Desse modo, é possível construir um orçamento que lhe permita pagar suas dívidas com mais facilidade, poupando parte do que ganha para assegurar a eliminação dos seus débitos.

A partir daí, é recomendável que se busque a negociação das suas dívidas. “No início, as administradoras dificultam bastante, falam que você tem de continuar a pagar, pelo menos, o valor mínimo. Entretanto, a partir do segundo mês sem receber, eles mesmos apresentam proposta de parcelamento do valor total”, finaliza Lemos.

Economia é sempre bem-vinda

Para fazer com que o seu salário renda até o final do mês, é importante tentar economizar de todas as maneiras. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz, por exemplo, você não precisa se preocupar se o saldo terminou. Esse é um serviço no qual os clientes podem antecipar R$ 3,00 de crédito (válido por 10 dias) até fazerem sua próxima recarga.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Aprendeu como fazer dinheiro render? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

mão aberta
melhor lugar para trabalhar
levar dinheiro na viagem
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática